A ditadura da nota


Por Caio Rodrigues Sukinha 

Novos tempos , novas maneiras de ensinar, novas formas de avaliar a aprendizagem, será?

Infelizmente, o que se vê pelas escolas do Brasil aora é uma mudança muito tímida nos métodos avaliativos utilizados.

Ainda imperam na grande maioria das instituições a velha e nem tão boa prova, a ditadura da nota, maneiras ultrapassadas e pouco eficazes de dimensionar o que os alunos de fato estão aprendendo.

Por exemplo, acredito que embora todos nós( eu e você amigo leitor) sejamos muito organizados, já passamos por situações em que simplesmente pegamos um conteúdo momentos antes de uma avaliação(prova), e por mais surpreendente que pareça ser , tiramos notas excelentes, com a simples e velha decoreba, eu mesmo já fiz muitos gabaritos de provas com esse velho método da decoreba, porém para tudo que fazemos existe uma consequência, e depois de se fazer isso antes de uma prova, será que ainda lembramos o conteúdo dessa mesma avaliação  mesmo tirando uma excelente nota? Normalmente não, e porque não? Isso é simples de se responder, não lembramos do conteúdo, porque o decoramos . Caso tivéssemos estudado verdadeiramente o assunto, entenderíamos a sua lógica , e mesmo que se passassem 10 anos , ainda assim saberíamos. 

As escolas de hoje formam apenas meros repetidores de ideias, escravos de boas notas, na verdade eu era um aluno muito bom, no entanto eu já tive muitas notas ruins por justamente eu não saber o nome de uma determinada regra ou lei, mesmo sabendo como que era o funcionamento da mesma, eu não tirava uma boa nota  porque eu não sabia o nome dessa ou daquela regra, porque quase sempre as provas valorizavam a simples memorização de regras e fórmulas. A nossa memória é seletiva, ela seleciona o que é importante, o conhecimento para uma prova não é tão importante quanto o conhecimento que se pode tirar  para a vida.

Meu amigo tirava só 10 na escola, eu passei no vestibular ele não.

                                                                       A ditadura da nota

1 comentários:

p disse...

adorei essa postagem
ate porque eu so tirava nota baixa porque me recusava a decorar
quase reprovei de ano
no entanto eu passei no vestibular
obrigado caio
eu me sentia muito mal de ter passado achava que não merecia
agora eu entendo que não adianta tirar boas notas na escola a sim no vestibular heuaheuaheuahe
não estou desestimulando as pessoas de estudar não em hehehehehe

Postar um comentário

compartilhe sua opinião, de forma inteligente...