Carpe Diem


Caramba faz um tempinho que não escrevo,confesso que fui displicente...Porém estou de volta!
Com muito ânimo e energia.E nada melhor que retomar com uma expressão que gosto muito : Carpe Diem de origem latina significando "aproveite o dia"...

Eu estava pensando muito nessa expressão, que pra mim e talvez para muitos significa:aproveite o hoje,este é o momento,enfim expressões que nos inspiram a aproveitar o presente.
De repente, em meio a um momento de reflexão encima dessa frase me surgiu a curiosidade de saber de onde ela veio e eis que encontro não a penas a sua origem,mas também o texto original do poema do qual ela faz parte.
"Carpe Diem" surge através de um poema em latim escrito por Horácio (poeta lírico e satírico romano, além de filosofo).


Tu ne quaesieris, scire nefas, quem mihi, quem tibi
finem di dederint, Leuconoe, nec Babylonios
temptaris numeros. ut melius, quidquid erit, pati.
seu pluris hiemes seu tribuit Iuppiter ultimam,
quae nunc oppositis debilitat pumicibus mare
Tyrrhenum: sapias, vina liques et spatio brevi
spem longam reseces. dum loquimur, fugerit invida
aetas: carpe diem quam minimum credula postero.
 
Tradução:
 
Tu não procures - não é lícito saber - qual sorte a mim qual a ti
os deuses tenham dado, Leuconoe, e as cabalas babiloneses
não investigues. Quão melhor é viver aquilo que será,
sejam muitos os invernos que Júpiter te atribuiu,
ou seja o último este, que contra a rocha extenua
o Tirreno: sê sábia, filtra o vinho e encurta a esperança,
pois a vida é breve. Enquanto falamos, terá fugido
ávido o tempo: Colhe o instante, sem confiar no amanhã.






O trecho em negrito simplesmente me encantou, e desde então eu tenho carregado este pensamento comigo...




1 comentários:

Kaik disse...

Até que enfim vc voltou,esse blog estava parecendo um manual de física.Espero que vc não fubeque de novo.ashaushhausuahsuahs

Postar um comentário

compartilhe sua opinião, de forma inteligente...