Cinema Brasileiro

Por Caio Augusto Rodrigues Silva, vulgo Sukinha. Postagem dedicada para Zoé, a francesa. Escritora do Blog Sarava Brazil .


Bem meus amigos, vocês já se perguntaram ,porque o cinema brasileiro é sem graça?

Alguém já ficou entusiasmado com o lançamento de um filme Brazuka. difícil, não é?

Mas vamos lembrar um pouco da história do cinema brasileiro, ao contrário  da Europa e EUA, o cinema brasileiro demorou para se desenvolver.

O grande salto de nosso cinema foi a partir da década de 1960. Os filmes desse período, conhecido como Cinema Novo, retratavam a vida real, mostrando a pobreza, a miséria e os problemas sociais, dentro de uma perspectiva crítica, contestadora e cultural. Neste contexto, aparecerem filmes como “ Deus e o diabo na terra do Sol” e “Terra em transe”, ambos do diretor Glauber Rocha. Outro cineasta que também merece destaque neste período é Carlos Diegues, autor de Ganga Zumba.

Mas esse foi o tempo bom, tempo em que  os cineastas brasileiros pareciam se preocupar com a qualidade do entretenimento.




No entanto, as décadas de 1970 e 1980, pode ser encarada como uma tragédia do cinema brasileiro.A crítica e os grandes problemas nacionais saem de cena para dar espaço para filmes de consumo fácil, com temáticas simples e de caráter sexual, muitas vezes de mau gosto. É a época da pornochanchada. A qualidade é deixada de lado, e os cineastas, muitos deles sem representatividade no cenário nacional, começam a produzir em larga escala.

Felizmente essa cultura esta mudando, porque cá entre nós, é vergonhoso assistir os filmes brasileiros, é ridículo, normalmente são filmes mesquinhos que a priori não tem propósito, não transmiti conhecimento, sem falar que os valores éticos-morais são deixados de lado, a começar pela linguagem utilizada no filme. Quando assisto um filme brasileiro eu tenho vergonha, será que não temos capacidade de fazer bons filmes, sem colocar a população como vítima de tudo, qual é? Somos ou não somos responsáveis; por acaso o gringo tem que nós ver como um país subdesenvolvido. Esta certo, isso é a nossa realidade, mas não se pode usar isso para ganhar dinheiro. Deixe isso para os documentários. Será que os nossos diretores não tem capacidade? É claro que tem , olhem as nossas novelas( de preferência as das 18:00), elas são boas, e porque não os filmes? Como manda a tradição, tudo no brasil não tem incentivo. Não é diferente para o cinema. Este é nosso país.

Já que eu estou com a emoção, e deixando de lado a razão. Continuemos. Outra coisa que eu acho um absurdo, o cinema brasileiro adora fazer filme da vida dos outros, quer um exemplo? Meu nome não é johnny", outro? "Lula, o filho do Brasil".  Se continuar nesse ritmo não me assustarei se fizerem um filme sobre o José Sarney, que tal o título de " Sarney, o padrinho do Maranhão"( um bom título , não é?). Ou também poderiam fazer um sobre Dunga, o título seria: Dunga, Capitão valente. Enfim......são inúmeras possibilidades.......mas vamos deixar isso para o "escroto" Big Brother  Brasil ou para a "fazendinha".

Mas não podemos negar que alguns filmes brasileiros são muito bons. Nós temos potencial, falta ação. Precisamos de filmes inteligentes, não só no conteúdo mas também na produção.
  E corta....

1 comentários:

Luciene disse...

Concordo com você Caio os filmes brasileiros são ruins mesmo sendo que tem condições de fazerem melhor porque os cineastra são capazes mas ficam na mesmice de sempre.

Postar um comentário

compartilhe sua opinião, de forma inteligente...