O gelo e a existência de Deus


Por Caio Rodrigues Sukinha, À minha adorável amiga Patrícia Rangel, cujo sorriso é irradiante.

Água, fonte de toda a vida. Fonte de cultura, sabedoria, prazer, água, água, água o que mais poderia nos dizer?
É uma pergunta aparentemente simples, mas dotada de uma complexidade tamanha...
Porque a água quando em forma sólida(gelo) flutua sobre ela mesma?
Bem, eu vou me ater em um ponto; "porque o gelo flutua"......
Na química, quando tratamos de assunto como liquídos, sólidos e suas caractéristicas, sempre nos deparamos com a água. Ela está sempre aprontando, tudo depende dela, 70% de nosso corpo é água, sem ela somos apenas eminência de existência.
Explicando grosseiramente o fato de o gelo flutuar, temos: Quando estamos com calor ou muito agitados, sempre desejamos manter-nos afastados uns dos outros... Com isso, se fossemos imaginar este fato em nível molecular seria fácil deduzir o porque de obetos quando aquecidos ficarem maiores,isso porque em altas temperaturas o nível de agitação das moléculas é muito grande, dessa maneira elas ficam se movimentando muito rápido, causando afastamento das moléculas entre si, mas agora, de maneira análoga, temos o outro lado; e quando frio? A tendência do ser humano é ficar junto , encolhido, para não perder sua energia para o sistema...assim também se dá no mundo microscópio das moléculas.Elas ficam muito proximas uma das outras, deixando-as mais compactadas e mais densas.Isso explica o fato de que quando se coloca fios elétricos em uma rede de energia, deve-se deixá-los com uma barrigada, porque na época do frio, o fio se encolherá e caso ele esteja muito esticado, o perigo de ocorrer rompimentos e acidentes graves é muito alto....
Mas perceberam o que eu disse que as substância que são submetidas a baixas temperaturas tem a tendência de se encolher, para armazenar a sua energia térmica......mas quem nunca esqueceu uma garrafa de água na geladeira e no outro dia a garrafa estava estourada, dando a impressão de que a água "cresceu".
Fato interressante, não é. Segundo a minha linha de raciocínio seria impossível que a água tivesse uma expansão em seu volume. O normal seria um "encolhimento".
Mas Deus sabe o que faz. Quando a água torna-se gelo, ela fica com uma densidade menor que ela mesma em estado líquido, isso permite a flutuação.
Como eu disse, Deus sabe o que faz. E se água "encolhesse" e não flutuasse?
Esse é mais um dos motivos para aceitar que a criação foi perfeita.
A água é o único composto a apresentar este tipo de comportamento.
Se a água fosse como as outras substâncias, estaríamos lascados. Porque um rio só se congela na superfície e não no todo? Lembram-se que a água é mais densa que o gelo, causando a sua flutuação, agora se o gelo se comportasse normalmente, ele iria afundar no rio, congelando todo o rio e, consquentemente, acabando com todo o tipo de vida em nossos rios.
Deus mais uma vez mstrou a sua sabedoria.
Este mesmo raciocínio permite que as células de nosso corpo tranportem substância de um lado para o outro. E assim por diante.
Por meio das coisas simples Deus confundiu os sábios e prudentes.

0 comentários:

Postar um comentário

compartilhe sua opinião, de forma inteligente...