Profissão Físico -Parte 1

Por Caio Augusto Rodrigues Silva, Vulgo Sukinha



Natureza do trabalho

            Os físicos exploram e identificam os princípios básicos que governam a estrutura e o comportamento da matéria, a geração e a transferência da energia, e a interação da matéria e da energia. Alguns físicos usam estes princípios em áreas teóricas, tais como a natureza do tempo e a origem do universo; outros aplicam seu conhecimento da física às áreas práticas, tais como o desenvolvimento de materiais avançados, dispositivos eletrônicos e óticos e equipamento médico.
            Os físicos projetam e executam experiências com lasers, aceleradores de partículas, telescópios, espectrômetros de massa e outros equipamentos. Baseado em observações e em análise, tentam descobrir e explicar as leis que descrevem as forças da natureza, tais como a gravidade, o eletromagnetismo, e interações nucleares. Os físicos encontram também maneiras aplicar leis e teorias físicas aos problemas na energia nuclear, na eletrônica, no sistema ótico, nos materiais, nas comunicações, na tecnologia aeroespacial, e na instrumentação médica.
            A Astronomia é considerada uma subdivisão da Física. Os astrônomos usam os princípios da física e da matemática aprender sobre a natureza fundamental do universo, incluindo o sol, a lua, os planetas, as estrelas, e as galáxias. Aplicam também seu conhecimento para resolver problemas na navegação, no vôo espacial e em comunicações por satélites, e para desenvolver a instrumentação e as técnicas usadas para observar e coletar dados astronômicos.
            A maioria de físicos trabalha na pesquisa e no desenvolvimento. Alguns fazem pesquisa básica para aumentar o conhecimento científico. Alguns físicos conduzem trabalhos de pesquisa aplicada em cima das descobertas feitas através da pesquisa básica e do trabalho para desenvolver dispositivos, produtos, e processos novos. Como exemplo, a pesquisa básica na física de estado sólido conduziu ao desenvolvimento dos transistores e, então, os circuitos integrados usados nos computadores.
            Os físicos projetam também os equipamentos da pesquisa. Estes equipamentos têm frequentemente usos imprevistos adicionais. Como exemplo, temos os lasers que são usados na cirurgia, os dispositivos de microondas que são usados nos fornos, e os instrumentos de medição que podem analisar o sangue ou a composição química dos alimentos. Um número pequeno de físicos trabalha na inspeção, em testar, em controle de qualidade, e em outros trabalhos na indústria.
            Grande parte da pesquisa em física é feita em laboratórios pequenos ou de tamanho médio. Entretanto, as experiências no plasma, nuclear, e na energia elevada e em algumas outras áreas de física requerem o equipamento extremamente grande, caro, tal como os aceleradores de partículas. Os físicos nestas áreas trabalham frequentemente em equipes grandes. Embora a pesquisa em física possa requerer a experimentação extensiva nos laboratórios, os físicos pesquisadores gastam muito tempo nos escritórios que planeiam, gravando, analisando e relatando a pesquisa.
            Quase todos os astrônomos fazem pesquisa. Alguns são teóricos, trabalhando nas leis que governam a estrutura e a evolução de objetos astronômicos. Outros analisam quantidades de dados grandes recolhidos por observatórios e por satélites, e escrevem artigos científicos ou relatórios em seus simpósios. Alguns astrônomos operam realmente telescópios grandes do espaço ou os baseados em terra, geralmente como parte de uma equipe. Entretanto, os astrônomos podem gastar somente algumas semanas cada ano que faz observações com telescópios óticos, os telescópios de rádio, e os outros instrumentos. Por muitos anos, os satélites e outros instrumentos espaciais, tais como o telescópio espacial Hubble, forneceram quantidades tremendas de dados astronômicos. As novas tecnologias resultou em melhorias nas técnicas analíticas e nos  instrumentos, tais como computadores e telescópios e montagens óticos, está conduzindo a um crescimento na pesquisa aqui em terra. Um número pequeno de astrônomos trabalha nos museus que abrigam planetários. Estes astrônomos desenvolvem e revisam os programas apresentados ao público, e podem dirigir operações do planetário.
            Os físicos especializam-se geralmente em uma área da física, como física das partículas elementares, física nuclear, física atômica e molecular, física da matéria condensada, sistema ótico, acústica, física do espaço, física de plasma, ou a física dos líquidos. Alguns se especializam em uma subdivisão de um destes campos. Como exemplo, dentro da física da matéria condensada, uma especialidade é a supercondutividade, a cristalografia e os semicondutores. Entretanto, toda a física envolve os mesmos princípios fundamentais, o que possibilita aos físicos poderem comutar de uma área a outra. Existe um grande crescimento no número de físicos que  trabalham em campos interdisciplinares, tais como a biofísica, a física química e na geofísica.
Condições de trabalho
            Os físicos trabalham frequentemente horas regulares nos laboratórios e nos escritórios. Às vezes, entretanto, aqueles que são envolvidas profundamente na pesquisa podem trabalhar horas longas ou irregulares. A maioria não encontra perigos incomuns em seu trabalho. Alguns físicos trabalham temporariamente afastados do repouso em centros nacionais ou internacionais com equipamento original, tal como aceleradores de partículas. Os astrônomos que fazem observações usando telescópios terrestres podem gastar períodos longos nos observatórios; este trabalho geralmente envolve se deslocar a regiões remotas, que requerem horas de viagem.
            Os físicos e os astrônomos cujo trabalho depende do dinheiro de agências financiadoras estão frequentemente sob a pressão escrever propostas de financiamentos para manter seu trabalho financiado.
Emprego
            Os físicos e os astrônomos ocuparam aproximadamente 14.000 postos trabalhos em 2002. Os trabalhos para astrônomos explicaram somente 7% do total. Quase um terço dos físicos e dos astrônomos trabalharam para empresas científicas dos serviços da pesquisa e do desenvolvimento. O governo federal empregou 29%, na maior parte no departamento de defesa, mas também na NASA, e nos departamentos de comércio, saúde,serviços humanos e energia. Outros físicos e astrônomos trabalham nas faculdades, geralmente pesquisa, posições, ou para governos estaduais, companhias da tecnologia de informação, companhias farmacêuticas, indústrias da área médica e  fabricantes de equipamentos eletrônicos.
            Além dos trabalhos descritos acima, muitos físicos e astrônomos ocupam posições em faculdades e em universidades.
            Embora os físicos e astrônomos sejam empregados em todas as partes do país, a maioria deles encontra-se nas áreas onde as grandes universidades e centros de pesquisa se localizam.
Treinamento e qualificação
            Devido ao fato de que a maioria dos postos de trabalho está na pesquisa básica e no desenvolvimento, o doutorado é a exigência educacional usual para físicos e astrônomos. A experiência e o treinamento adicionais em um estágio de pós-doutorado, embora não requerido, são importantes para os físicos e os astrônomos que desejam posições permanentes na pesquisa básica nas universidades e nos laboratórios do governo. Muito do conhecimento em física e da astronomia só são ensinados nos cursos de doutorado.
            As qualificações de um físico com mestrado geralmente não o qualificam para posições de pesquisa básica, mas o preparam para muitos tipos dos trabalhos que requerem um fundo da física, incluindo posições na indústria e na pesquisa e desenvolvimento aplicados. Cada vez mais, muitos programas de grau de mestre preparam especificamente estudantes para pesquisa e o desenvolvimento física-relacionados que não requerem um grau de Ph.D.. Estes programas de mestrado ensinam as habilidades específicas de pesquisa que podem ser usadas em trabalhos confidenciais da indústria. Um grau de mestre pode bastar para ser professor no ensino médio ou em faculdades tecnológicas e de curta duração.
            

0 comentários:

Postar um comentário

compartilhe sua opinião, de forma inteligente...