O homem que calculava - Malba Tahan


"Só nos é útil conhecimento que nos faz melhores." - Socrates

Por Berserker (Evandro)

Júlio César de Melo e Sousa é a pessoa por trás do pseudônimo Malba Tahan, o autor de O homem que calculava. Eu sei que é um livro destinado para pessoas bem jovens, mas como eu pulei grande parte da minha infância achei necessário ler esse clássico brasileiro.

Estava eu conversando sobre calculo avançado( por exemplo: 1+2 = ?) com um amigo e de repente ele se vira e abre a mochila tirando de lá o livro citado, pedi para ele me emprestar e respondeu dizendo: "você vai ter que ler em uma semana", eu concordei consegui, lembrando que eu costumo ler livros em no minimo duas semanas, mas o fiz em 6 dias.

"A boa amizade é para o homem o que a água pura e límpida é para o beduíno sedento." citação do livro

O livro como é destinado a jovens tem uma linguagem bem fácil, porém sempre temos que consultar o glossário para identificarmos palavras estrangeiras, isso mesmo o livro é ambientado no oriente médio, claro ele não é detalhista como o livro cidade do sol, até por que ele foca em ensinar matemática de forma interessante e divertida.

Malba Tahan conta a história de um calculista que por sua habilidade de calculo aliado a sua sabedoria consegue mudar a vida de várias pessoas e resolver problemas que até então ninguém tinha solucionado. Como eu disse não vá esperando uma trama bem elaborada e complexa, pois o livro é bem estereotipado mostrando sempre o lado bom, tanto que o final é bem "broxante", não esperava mais de um livro que visa ensinar matemática a crianças e adolescentes, porém o indico a toda pessoa que tem um afã pelas ciências exatas, pelo pensamento filosófico ou mesmo gosta da matemática recreativa.

"Que importa saber o que é linha reta quando não se sabe o que seja retidão." - Sêneca

0 comentários:

Postar um comentário

compartilhe sua opinião, de forma inteligente...