O livre arbítrio é mesmo livre?


Por Caio Rodrigues Sukinha

Questões profundas sempre foram discutidas com ênfase por vários defensores das mesmas ou até mesmo refutada por ideias de opositores inquestionáveis. Sempre temos os amigos que nos surpreendem, e por esse mesmo motivo que adoramos fazer novos amigos. Hoje, discuti com um grande amigo, sobre a questão do livre - arbítrio, bem, talvez vocês já imaginam a "merda", literalmente, que foi a discussão, a todo momento um argumento era colocado em pauta  por ambos as partes, e quando parecia que o argumento era irrefutável, outro argumento surgia, e assim uma discussão, que começou entre dois , já se compunha de mais de 6 físicos- todos normais, que fique bem claro.

Meu amigo Roberson disse : que vivemos em um mundo onde não podemos exercer livremente o livre arbítrio, em outras palavras, que todas as nossas escolhas não são totalmente livres, pois segundo ele , todos as nossas escolhas sofrem influência do meio, descaracterizando assim o livre arbítrio, pois você não fez a escolha livremente, mas sim sob influência do meio em que está.

No entanto, eu fui forçado em não concordar com essa visão (um pouco determinista). É justamente o fato de nós estarmos sob a influência do meio que proporciona-nos o nosso livre arbítrio, o que eu quero dizer , é que o fato de estarmos sofrendo pressão do meio dá-nos a capacidade de vivermos experiências e consequentemente aprendermos sobre o que é bom ou ruim para mim, segundo minha visão de conceituar o mundo, pois imagine que você vivesse no mundo onde você não estivesse sob influência dele, seria o mesmo que você viver em um estado vegetativo de como invisível, sem falar que você não poderia ter nenhum conhecimento de mundo, pois este mesmo conhecimento proporciona a capacidade de formar pensamentos logo, seria mais um fator de influência, então , segundo ele, o livre arbítrio não existe, já que nunca seremos capaz de tomar uma decisão totalmente imparcial. Mas o que eu penso é que o fato de conhecermos o mundo em que vivemos, e sabermos de suas influências sobre nós é um fator decisivo para usufruirmos do nosso livre arbítrio, pois bem, imagine que você vivesse em um lugar, desprovido de conhecimento, ou informações, e fosse dado a você a oportunidade de escolher entre um carro e um cartão de transporte de ônibus. Qual você escolheria? Eu digo que você não escolheria nada, pois você não saberia para que serve um carro, ou melhor , você nunca havia visto um carro, e em quanto o cartão aconteceria o mesmo, você não saberia para que serveria. Desta maneira viveríamos em um mundo onde não seríamos influenciados por nenhum agente externo, no entanto, sem essa influência seríamos incapaz de utilizar o nosso livre arbítrio, pois não conheceríamos o certo ou o errado, o doce  e nem o amargo, o branco ou o preto, enfim, não conheceríamos nada, então como iria utilizar  o livre arbítrio se eu nem saberia sobre as duas caras da moeda. Como utilizar o livre arbítrio se eu não sei as consequências de minhas ações?

Como usar o livre arbítrio se eu não conheço o mundo para poder fazer as minhas escolhas?

0 comentários:

Postar um comentário

compartilhe sua opinião, de forma inteligente...