Por Caio Rodrigues Sukinha
São poucos os filmes que nos proporcionam verdadeiros sentimentos de culpa, sim, muitas vezes a culpa não é por que simplesmente fizemos algo que é contrário ao que é correto segundo as leis a que estamos submetidos, às vezes a culpa vem porque simplesmente estamos sendo negligentes, ou desperdiçando nossos talentos...
Foi mais ou menos isso que eu senti quando assisti este filme.
Nesta super trama, Cuba Gooding Junior interpreta Ben Carson. Em uma história de amor, raça, dedicação e estudo Ben Carson se depara com um dos maiores desafios em sua área da medicina: a cirurgia de gêmeos que nasceram com juntos pelos crânios .... em uma luta de sacrifício e garra para tentar salvar os dois gêmeos( já que nessa cirurgia, normalmente um morre) Carson, começa a novamente estudar para tentar solucionar esse enigma, já que até aquele momento nunca foi descoberto um método para salvar os dois gêmeos.
Durante os estudos, na tentativa de descobrir um método novo, ele começa a relembrar a sua infância.
Garoto negro, e de classe baixa, a mãe lutava muito para manter Carson e seu irmão no caminho dos estudos, com muita disciplina a mãe mostrou-lhes que o caminho da vitória era os estudos , com uma rotina de estudos totalmente alucinante Carson e seu irmão se tornaram os melhores, a rotina incluía desde tarefas escolares normais até programação de tv pré-selecionada, sendo que eram assistidos somente 2 programas por semana(todos onde o conhecimento era valorizado) além de ter de ler dois livros por semana na biblioteca, e apresentar um relatório escrito sobre o livro que havia sido lido na biblioteca.
Com essa cultura de estudos, e com o espírito de descobridor, Ben não conseguiu mais parar de ler e, em uno e meio se tornou o número 1 de sua classe, especialista em muitos assuntos e respeitado em toda a escola. Além disso, Sonya nunca deixou seus filhos pensarem que eram incapazes ou inferiores.
Sempre com grandes dificuldades, no que tangia ao racismo, ele foi seguindo em frente, sempre amparado pelos estudos, Deus e sua mãe.
Assim, Carson entrou para a faculdade, onde foi fazer medicina, logo descobriu que sua paixão era pela área da neurociência.
Na faculdade, encontrou sua futura esposa , uma estudante de musica clássica e mais dua faculdades.
Neste período, Ben passou por muitas difuculdades, principalmente em química, mas com muito suor e dedicação foi aprovado.
Com muita fé, conseguiu fazer sua residência com um dos melhores neurocirurgião do mundo, que pegava somente dois residentes por ano.
Seu verdadeiro teste de fogo, ocorreu quando não havia nenhum neurocirurgião no hospital, então um paciente chegou e era necessário que ocorresse uma intervenção cirúrgica o mais rápido possível, no entanto só havia o Carson no hospital para tal cirurgia, no entanto ele não poderia fazer por não haver alguém o supervisionando, mas contrariando todas as regras e ignorando as consequências , Carson operou o homem e salvou a vida dele.
Após esse grande teste, Carson novamente começou a ganhar seu espaço pela dedicação e conhecimento que ele tinha.
Realizou inúmeras cirurgias complicadíssimas.
Passado todas essas lembranças, o filme volta novamente ao caso dos irmãos gêmeos que nasceram juntos pelo crânio.
Carson, junto com sua equipe de 70 médicos, separou os gêmeos numa cirurgia que levou 5 meses para ser preparada e 22 horas para ser realizada. Nesse tipo de cirurgia, um ou ambos os pacientes morrem, mas nesse caso o sucesso foi total.
Sabem porque eu tive um sentimento de culpa?
Bem, eu poderia estar estudando muito mais.......rs