Inspirações das palavras que nos intrigam


Por Caio Rodrigues Sukinha


“Buscar”: aparentemente uma palavra simples, sem sentido, comum aos nosso ouvidos. Mas essa palavra tem um poder capaz de mudar uma sociedade, uma geração ou mesmo trabalhar um futuro.

Eu busco alguém, busco algo, busco estar antenado. Mas quando você busca alguém, pode ser para levá-la a um lugar específico, transportá-la. Pode buscar uma ferramenta, um objeto… Mas pode buscar estar bem informado.

A busca nesse texto é a busca pelo conhecimento. É uma busca bem mais interessante. Buscar conhecimento, buscar desenvolvimento, buscar conscientização, buscar a leitura, buscar a escrita, buscar a inteligência. Aí está mais uma palavra que causa espanto: inteligência. O que seria a inteligência? Um dom? Coisa da genética? Ou a busca pelo conhecimento? 

Inteligência é você estar apto a agir com sabedoria. Não que você tenha que ser um técnico, decorar fórmulas, devorar livros, saber normas… A sabedoria é a consciência. Diferente do conhecimento que esse sim é uma busca. Você se torna um técnico, decora fórmulas, devora livros e aprende normas… Mas nem todo conhecimento trás sabedoria.

Há quem se conscientize disso… Há quem acha isso ridículo… Há quem já nem sabe mais o que é isso. Aí você me pergunta: o que seria o “isso”? Mais uma palavra abstrada que esconde significados profundos? Não, o “isso” nesse caso é simplesmente a humildade.

Há o conhecimento que destrói a sabedoria. Pessoas crescem e simplesmente deixam o capitalismo falar mais alto, esquecem o que é razão, agem como seres supremos e o antropocentrismo exagerado sobrepõe os imperativos do consumismo.

Por falar em razão… eu tenho razão? Ou esse texto é fruto da emoção? Nem sei porque estou escrevendo tudo isso, mas um desabafo interno trouxe a sabedoria de escrever um texto com conhecimento básico de uma busca que tive, infelizmente não encontrei toda a inteligência, mas agradeço a Deus a vida, a emoção e simplesmente a razão de estar aqui.

Freitas, J.P.O.


[Via Cientecno ]

0 comentários:

Postar um comentário

compartilhe sua opinião, de forma inteligente...