Obama consegue reformar a saúde‎


Por Evandro Ledema

Domingo, dia 21 de março, estava eu, Caio e dois estadunidenses o Noel e Nichoels, acho que é assim que escreve, falávamos sobre os republicanos x democratas e chegamos no assunto sobre Obama. Eles não simpatizam com o primeiro presidente negro e seus planos, para discorrer sobre o por que de não gostarem dele usaram da a proposta de barack de criar uma especie de SUS nos Estados Unidos. Alegavam que os americanos que trabalham teriam de pagar paras os bon vivants terem acesso a um plano de saúde.

Uma das principais promessas eleitorais do presidente dos EUA, Barack Obama, foi a de que todos os americanos passassem a ter acesso a cuidados de saúde.

Neste momento, há cerca de 46 milhões de americanos (de um total de 300 milhões) que não têm qualquer proteção médica, e os dados indicam que o pagamento destas despesas leva ao colapso financeiro de milhares de famílias. Na prática, quando alguém adoece e não tem seguro é obrigado a pagar todas as despesas do seu próprio bolso, porque embora existam dois sistemas de saúde públicos nos EUA, a Medicare e a Medicaid, cobrem apenas as pessoas com mais de 65 anos, as crianças, as grávidas e alguns deficientes, mas apenas se tiverem poucos ou nenhuns recursos.

Apesar disso, os custos com a saúde pesam fortemente no deficit norte-americano, e o constante aumento de preço dos seguros, que quadruplicaram nos últimos anos excluindo cada vez mais gente, ameaçam tornar a situação insustentável. Dai que Obama tenha ontem apelado a que democratas e republicanos - procurem terreno comum, na resolução de um problema que já tem gerações

[Destak]

E não é que ele conseguiu, assistindo ao jornal hoje vi a noticia de que o presidente dos estadunidenses teria conseguido implantar esse novo sistema e lembrei da conversa que tive no domingo com meus amigos.

Para mim é algo muito difícil não haver um plano de saúde que componha toda a população de um país, até por que muitos ganham pouco e poucos ganham muito. 


0 comentários:

Postar um comentário

compartilhe sua opinião, de forma inteligente...