Usina de energia portátil


A situação energética do mundo tá tensa? É justamente nessas horas que os malucões que recebem grana somente para terem idéias revolucionárias… têm idéias revolucionárias! Essa mini-usina de 14 quilos que pode ser carregada nas costas, e gera 500 watts de potência é uma delas. Mas ela tem outras vantagens também, e poder ser usada em futuros similares aos de Fallout 3 é só uma delas!

Há duas versões da Backpack Power Plant (o nome da gringonça), uma militar e uma civil. As diferenças entre as duas dizem respeito à potência, resistência e quantidade de fluxo de água pra produzirem energia a contento. Para funcionar, a usina necessita que seja escavada uma trincheira de cada lado do rio, e então é só colocar uma espécie âncora de cada lado, que devem ser unidas por uma corda sintética ultra-resistente. Na versão civil é preciso uma corrente com 2 metros por segundo de fluxo pra uma produção constante, enquanto a militar está programada para suportar variações de fluxo mais ou menos consideráveis.

A idéia da Bourne Energy - fabricante do gadget - é vender por 3.000 doletas essas usinas em diversos países em desenvolvimento, o que poderia diminuir a carência energética desses. O produto também é “verde”: ele não produz calor, e é silencioso, o que não causaria desequilíbrio nos rios em que fosse instalado…

A Bourne só necessita de mais 4 milhões de dólares pra poder fazer o produto deixar de ser protótipo e tornar-se parte de uma linha de produção.


[  Via Wired Science ]

0 comentários:

Postar um comentário

compartilhe sua opinião, de forma inteligente...