Hemisférios Cerebrais




(Josânia Marinho)


O cérebro humano é constituído por cerca de 100 bilhões de neurônios, que aparecem organizados em agrupamentos chamados fibras nervosas.Calcula-se que existem 200 milhões de ligações entre ambos os hemisférios cerebrais.Seu tamanho equivale ao de dois punhos cerrados e pesa cerca de 1,4 Kg.Cada metade do cérebro recebe o nome de hemisfério cerebral.Embora cada hemisfério tenha uma forma particular de processar as informações, eles trabalham em conjunto.Mas eles também funcionam separadamente e podem até entrar em conflito.

Na maioria dos canhotos os hemisférios cerebrais.A linguagem e as aptidões relacionadoas com a mesma localizam-se, principalmente, no hemisfério esquerdo na maioria dos individuos portanto, se acontecer a lesão no lado esquerdo do cérebro, a tendência maior é perder a aptidão da fala. Como a fala e a linguagem estão ligadas, tão intimamente ao pensamento e ao raciocínio, os cientistas do século XIX pensavam que o hemisfério esquerdo era o principal (dominante), e o hemisfério direito era o secundário (subordinado), logo, menos desenvolvido.

Hoje sabemos, através de bases cientificas, que o lado direito é o menos inexplorado e permanece em estado latente: quando estimulado reage.


  • Hemisfério Esquerdo


O hemisfério esquerdo processa a informação sequencialmente, passo a passo, de forma linear. Pensa em palavras e em números, quer dizer contém a capacidade para as matemáticas e para ler e escrever.
A percepção e a geração verbal depende do conhecimento da ordem ou sequência em que se produzem os sons. Conhece o tempo e o seu transcurso. Guia-se pela lógica linear e binária (sim-não, acima-abaixo, antes-depois, mais-menos, etc.).
Este hemisfério emprega um estilo de pensamento convergente obtendo nova informação ao usar dados já disponíveis, formando novas ideias ou dados convencionalmente aceitáveis.
Aprende da parte para o todo e absorve rapidamente os detalhes, factos e regras.
Analisa a informação passo a passo.
Quer entender os componentes um por um.
O hemisfério lógico pensa em símbolos e conceitos abstractos.
ais da mesma forma que as pessoas não canhotas.Somente 4% dos canhotos tem as funções dos lobos cerebrais invertidas e menos de 1% dos destros tem as posições do "criar" e do "recordar" trocadas.É importante observar que, a ligação do sistema nervoso é feita de forma cruzada, isto é, o hemisferio esquerdo controla o lado direito do nosso corpo, enquanto o hemisfério direito controla o lado.esquerdo.Interessante não é?!

  • Hemisfério Direito


O hemisfério direito, por outro lado, parece especializado no processo simultâneo ou de processo em paralelo; processa a informação de maneira global, partindo do todo para entender as distintas partes que compõem esse todo. O hemisfério holístico é intuitivo em vez de lógico, pensa em imagens, símbolos e sentimentos. Tem capacidade imaginativa e fantástica.
Este hemisfério interessa-se pelas relações. Este método de processar tem plena eficiência para a maioria das tarefas visuais e espaciais e para reconhecer melodias musicais, já que estas tarefas requerem que a mente construa uma sensação do todo ao perceber um modelo em estímulos visuais e auditivos.
Este hemisfério emprega um estilo de pensamento divergente, criando uma variedade e quantidade de ideias novas, para além dos padrões convencionais.
Aprende do todo para a parte. Para entender as partes necessita partir da imagem global.
Não analisa a informação, sintetiza-a.
É relacional, não o preocupam as partes em si, apenas saber como encaixam e se relacionam umas partes com as outras.
O hemisfério holístico pensa em exemplos concretos.
Devemos explicar a matéria da aula combinando a linguagem dos dois modos de pensamento de cada hemisfério sempre que seja possível.
Além disso, deve-se alternar as actividades dirigidas a cada hemisfério, de tal forma que todos os conceitos chave se trabalhem desde os dois modos de pensamento.
Com estudantes em que a preponderância de um dos dois modos de pensamento seja muito marcada, devemos realizar actividades para potenciar a utilização equilibrada dos dois hemisférios.

2 comentários:

Anônimo disse...

Nunca pensei que o nosso cérebro fosse tão incrivel!

Unknown disse...

Isso significa que estudar ter atividades ajuda ter uma mente ativa e uma boa memoria e neuronios trabalham.pra quem não sabe ficar ser ler escrever e se exercitar da mt prejuizo fisico e mental.

Postar um comentário

compartilhe sua opinião, de forma inteligente...