Q10


Em minhas andanças pelo reader (Google Reader para os que não o conhecem), li uma postagem muito interessante. Era sobre um programinha (é pequeno mesmo) que ajuda bastante na produção de textos. Ele se chama Q10. Não descobri o porque do nome, mas isso não importa mesmo.
Ele foi feito para aquelas horas em que você quer (ou tem que) criar um texto, mas fica se distraindo com tanta coisa mais legal pra fazer em seu computador. E para evitar isso, ele te joga em uma inteface bem básica. Tela cheia, fundo preto, falta de menus e uns barulhinhos até legais te ajudam a entrar no clima da produção de texto.
Embora muitos estejam em período de férias (eu!), o Q10 é ótimo para fazer aquela redação de potuguês. Você se sente usando uma máquina de escrever, e aí não tem como escapar de fazê-la logo. Mas como não é só de redações que o mundo vive. Escrever postagens para blogues também fica mais fácil com esta ferramenta.
Enfim. O programa é levíssimo (menos de um mega) e não precisa ser instalado (só se você quiser). Os arquivos gerados são em formato .txt, o que impossibilita a formatação do texto e a inserção de imagens. Se bem que esse não é o foco do programa. Ahh, já ia me esquecendo. Ele possui um extra em relação a uma máquina de escrever: um super relógio digital no canto inferior esquerdo em formato 24 horas!!!
O sítio (sei que é meio estranho, mas acho tão mais legal sítio ao invés de site) oficial é este. Lá dá pra baixar o programa em três versões: instalador, compactado (essa é melhor) e portátil. E pra quem quiser fiz uma versão já configurada (com tudo certinho): .
Mais uma coisa, pra sair do programa é só apertar Ctrl+Q.

2 comentários:

Evandro (Berserker) disse...

vou começar a usar o Q10

Raul disse...

Gostei do post.

Postar um comentário

compartilhe sua opinião, de forma inteligente...