O serviço secreto no Brasil.parte 2

Por Evandro Ledema

Comecemos com mais uma introdução só que agora falando no contexto político. Em 2003 Lula assume o poder do executivo, eleito por voto direto e com mais de 60% do total válido.
O inimigo chegou ao poder no dia 1° de janeiro de 2003, Luiz Inácio Lula da Silva. Nunca o país havia sido dirigido por um presidente de esquerda. Conhecido do "serviço" desde 1977 quando ainda era um sindicalista pouco conhecido no ABC paulista. Lula detém exatamente aquilo que o serviço fora programado para combater.
Lula saiu de sua cidade natal ainda criança e rumou com a mãe para São Paulo. No sul engraxava sapatos e sonhava em ser motorista de caminhão; tendo que ainda adolescente empregar-se em uma fabrica de parafusos chamada Marte. Sofrendo exploração dos empregadores principalmente pelas jornadas de trabalho massacrantes, sendo que nessa época teve o dedo esmagado por uma prensa, não revoltou-se isso só aconteceria anos mais tarde,1969, quase sem querer entrou para o Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo.
De empregado desconhecido para o maior líder popular que o Brasil já teve, Na década de 70 Lula era adora pelas massas, tinha a moral para subir em um banco e pedir silencio para poder falar em meio a uma multidão e todos escutavam atentos e iam passando o que Lula falava de boca em boca, de ouvido a ouvido. Lula chegou a fazer 12 assembleias num mesmo dia e acabou por criar dois calos em suas cordas vocais.
Em 1980 Lula fundou o que seria o maior partido de esquerda do mundo, O Partido dos Trabalhadores(PT). Foi derrotado em 3 eleições consecutivas para presidente do Brasil( 1989, 1994, 1998). Na sua quarta tentativa Lula ascende ao poder e com isso não só um sindicalista e politico de esquerda ascende ao poder mas todo um quadro de pessoas que no passado eram consideradas subversivas pelo "serviço".
Com o Lula quem chegou ao poder foram O ministro-chefe da Casa Civil ( com poderes fortes no governo), era um ex-banido político com treinamento de guerrilha em Cuba; a pasta dos Direitos Humanos foi concedida a um ex-militante do grupo armado Organização Revolucionária Marxista-Político Operária(Polop); uma ex-guerrilheira perita em assalto recebeu o comando do Ministério de Minas e Energia; o ministro da Fazenda era um ex-trotskista; e tantos outros que em em períodos anteriores eram considerados inimigos pelo "serviço".
O serviço secreto nunca renunciaria a sua guerra particular, e nela, em qualquer tempo gente como o Lula era vista como inimigo publico. Desde sua fundação o principal alvo é o que Marx denomina "males sociais", ou seja, quando o povo se torna o problema - sendo sempre escolhido pelo critério da elite. Esses alvos já foram em ocasiões diferentes estudantes, professores, trabalhadores, artistas, músicos, sindicalistas, entidades de direitos humanos e vários outros que opunham o governo de poucos e a exploração das pessoas.
Será que o "serviço" aceitou ou ainda está por aceitar as autoridades máximas no país aqueles que em épocas passadas eram caçados, torturados e espionados por ele ?
Sendo o novo governo fruto dos chamados movimentos sociais, como poderia ,o "serviço", continuar trabalhando para sufoca-los ?
Um ditado muito apreciado por agentes do serviço diz que a instituição não sabe multiplicar por menos um. A conta no entanto é essa. 
Para entender a fixação do "serviço" com o inimigo, que ele próprio escolheu é preciso voltar a 1926 para entender o papel do órgão na historia do Brasil.
Nos próximos post voltaremos para 1926 para começarmos a entender o papel do "serviço".

0 comentários:

Postar um comentário

compartilhe sua opinião, de forma inteligente...