O serviço secreto no Brasil.parte1

Por Evandro Ledema(Berserker)

Tudo começou em 1927, no governo de Washington Luís, ano em foi criado o Conselho de Defesa Nacional que de secreto não tinha nada, porém foi o embrião do serviço secreto brasileiro. A principal missão do CDN era produzir e analisar informações para a proteção do estado, ou seja controlar as informações que circulavam no Brasil.

O serviço secreto ,"o serviço" como é conhecido internamente, seria legalmente instituído em 1946 na Gestão de Eurico Gaspar Dutra, "o serviço" permaneceu 10 anos no papel, foi implantado em 1956, por Juscelino Kubitschek. Sendo esses 3 presidentes eleitos de forma direta e terem exercidos uma presidência de forma democrática.

O serviço secreto sempre tentou se afastar de sua origem e de seus feitos no passado, quando ainda era uma jovem instituição  que visava os interesses de pessoas que desejavam assumir o poder de forma autoritária e ditatória, mas o serviço secreto esteve ativo em todos os governos desde seu advento em 1956, fazendo desvios e mantendo pessoas caladas mesmo em governos democráticos, foi assim com Juscelino, com FHC e é assim com o Lula.

Depoimentos revelaram a dificuldade do "serviço" conviver com a democracia, passados quase oitenta anos as principais marcas do serviço secreto continuam a ser um poder descomunal, e resultante dele, a impunidade.

O passado e o presente do serviço jamais sera esquecido mesmo que nos forcem, pois já dizia um dos principais mentores do "serviço", O General Golbery do Couto e Silva: "O passado não se apaga, ao contrario, se acumula como camadas geológicas". E já são muitas as camadas. Atualmente o serviço secreto é a Abim, Agencia brasileira de Inteligencia.

O serviço secreto nasceu para proteger os governantes do "povo", para ser aquele que silencia, o braço de ferro das forças armadas, o Ministério do Silêncio.

Texto nascido após leitura do livro: Ministério do Silêncio, de Lucas Figueiredo. 


0 comentários:

Postar um comentário

compartilhe sua opinião, de forma inteligente...