Ano novo


Ano novo quando uma determinada cultura celebra o fim de um ano e o começo do próximo. Todas as culturas que têm calendários anuais celebram a chegada do "Ano-Novo". A comemoração demudança de ano também chamada de réveillon, termo que advém do verbo réveiller, que em português significa: despertar. Um nome muito simbólico para a virada do ano.

Desde os calendários babilônicos (2.800 a.C) até o calendário gregoriano, o réveillon mudou varias vezes de data. A primeira comemoração acorreu na mesopotâmia por volta de 2.000 a.C na Babilônia, a festa começava na ocasião da lua nova indicando o equinócio da primavera. No nosso calendário isso ocorre no dia 19 de março, data em que os espiritualistas comemoram o ano-novo esotérico.

Os assirios, persas, fenícios e egípcios comemoravam o ano-novo no mês de setembro (dia 23). Os gregos celebravam o inicio de um novo ciclo entre os dias 21 ou 22 do mês de dezembro.

O romanos foram os primeiros a estabelecerem um dia no calendário para comemoração desta grande festa. O ano começava em 1° de março, mas foi trocado em 153 a. C. para 1° de janeiro e mantido no calendário juliano, Júlio César que fixou o 1° de janeiro como o dia-do-ano-novo em 46 a. C.

Atualmente o ano-novo não é comemorado na mesma data nem do mesmo modo pelas diferentes culturas espalhadas pelo mundo.

No japão

Oshougatsu (ano-novo)

A passagem de ano é, sem dúvida, a data mais importante no calendário japonês, festejada com práticas tradicionais que se prolongam por vários dias. Interessante é o forte cunho religioso incorporado, como um momento sagrado na vida de cada indivíduo e por tal razão desencadeando vários costumes rituais. A começar pelo "osoji", a faxina geral que deve ser feita até o fim do ano, cujo sentido não é só de limpeza do espaço físico mas também espiritual. O shogatsu é o marco zero para a renovação e recomeço. Para os budistas, à meia-noite há a cerimônia religiosa Joya-no-Kane, que consiste em 108 badaladas dos sinos dos templos japoneses para comemorar a passagem para o Ano Novo. Os japoneses acreditam que estas badaladas servem como uma despedida das aflições que sofreram no ano anterior. Há também os que vão ver o primeiro nascer do sol do dia 01 de janeiro (Hi no dê).

Na China

xi nian kuai le(ano novo)

O Ano Novo é o feriado mais importante do país, são 15 dias em que os chineses resgatam suas origens, tradições e simbolismo. É um período de arrumação da casa, unir a família e preparação para o ano que se inicia.

Os anos começam sempre em uma lua nova, entre 21 de janeiro e 20 de fevereiro.

Conforme a lenda, Buda queria reorganizar a nação e marcou uma reunião com o reino animal, mas somente doze deles compareceram. Por essa honra, Buda decidiu homenageá-los, dedicando um ano para cada animal, de acordo com a ordem de chegada. Cada ano é um animal, que possui características similares às pessoas nascidas nos respectivos anos.Esses animais passaram a representar o signo, são eles: o rato, boi, tigre, coelho, dragão, serpente, cavalo, carneiro, macaco, galo, cachorro e o porco. O ano de 2010é o ano do tigre.

Para os Judeus

Rosh Hashaná (ano-novo)

O Rosh Hashaná é um dos dois Grandes Feriados da religião judaica; o outro é o Yom Kipur, que acontece 10 dias após o início do Rosh Hashaná. Estes dois feriados formam o período dos Grandes Feriados e, sem sombra de dúvida, é a época mais significativa do ano judaico, onde é dada aos homens a chance de arrepender-se de seus pecados e pedir perdão a Deus. Durante os Grandes Feriados, os judeus purificam as suas almas e têm a chance de recomeçar com a consciência limpa e com a intenção de serem melhores no ano que se inicia. A tradução literal de Rosh Hashaná é "cabeça do ano", e é considerado o ano novo judaico. Mas o feriado não cai no primeiro dia do primeiro mês do calendário judaico. O Rosh Hashaná começa no primeiro dia do sétimo mês

Para os Islâmicos

O calendário islâmico, que se baseia no ciclo lunar, foi introduzido pela primeira vez no ano 638 d. C .A hégira de Meca a Medina (quando o profeta Muhammad saiu de meca e chegou a medina) é o marco inicial do calendário islâmico que, agora no dia 31 de janeiro de 2010 do calendário gregoriano, marcará o dia 1º de Muharram de 1431, começo do ano islâmico.


Links:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ano-Novo

http://www.miniweb.com.br/imagens/home/dezembro/natal/origem_ano_novo.html

http://japaoaishiteru.blogspot.com/2009/01/ano-novo-japons.html

http://www.anonovochines.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=52&Itemid=56

http://japaoonline.locasite.com.br/pt/tradicao.htm

http://pessoas.hsw.uol.com.br/ano-novo-judeu.htm

http://colunistas.ig.com.br/luisnassif/2009/09/18/o-ano-novo-judaico/

http://ruinix.blogs.sapo.pt/8772.html

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ano-novo_chinês

http://pt.wikipedia.org/wiki/Rosh_Hashaná

http://www.sidneyrezende.com/noticia/26011+ano+novo+muculmano+comeca+no+dia+29+de+dezembro

http://pt.wikipedia.org/wiki/Calendário_islâmico

http://noticias.uol.com.br/ultnot/efe/2006/01/31/ult1766u14366.jhtm

http://www.novomilenio.inf.br/porto/mapas/nmcalens.htm

http://www.sbmrj.org.br/calendario-hegira.htm

1 comentários:

Luciene Rodrigues disse...

É gostei de saber um pouco sobre o despertar do um novo ano em outros calendários. Feliz 2010.

Postar um comentário

compartilhe sua opinião, de forma inteligente...