HISTÓRIA DAS FACAS



Prof. Fernando Quaresma
Postado por Evandro

Os mais antigos utensílios feitos pelo homem foram encontrados, em 1902, pelo pesquisador Richard Leaky em Koobi Fora, no Quênia (África). Estes instrumentos datavam de cerca de 3 milhões de anos atrás.

Antes de aprender a minerar e fundir metais, o homem utilizava materiais encontrados na natureza: a pederneira (pedra de isqueiro) e a obsidiana (pedra vulcânica) foram os primeiros materiais utilizados para a confecção de instrumentos de corte. Por volta de 6500 a.C., a habilidade de extrair metais como cobre, chumbo e ouro possibilitaram trabalhos a frio, cujo resultado foram facas mais afiadas e duráveis para a caça.



Ligas - Depois, vieram as ligas de metal: os metais, até então puros, foram combinados com outros metais e minerais com propriedades específicas. No sudoeste da Ásia (3500 a.C), cobre e estanho foram combinados – surgiu o bronze, uma liga mais durável e resistente e que quase 2 séculos depois difundiu-se pela Europa.

O ferro fundido foi o primeiro passo para o surgimento do aço (2000 a.C), um material, entretanto, de difícil e perigosa fabricação. Criaram-se, então, novas combinações: ferro e carbono formaram o aço carbono (1000 a.C no Oriente Médio). Mas só depois de 700 a.C os utensílios de aço tornaram-se populares na Europa, na Ásia e no norte da África. A maioria deles eram fabricados em pequenas forjarias, criadas para produzir armas de guerra.



Facas, só para nobres - Na verdade, o desenho e a fabricação de facas similares às que conhecemos hoje desenvolveram-se paralelamente à cutelaria para uso de mesa. No começo (por volta do século 16), só nobres possuíam facas, colheres e garfos, que logo se tornaram parte da cultura européia. O grande desafio era criar metais duráveis, flexíveis e possíveis de afiar. Com o controle da quantidade de carbono adicionado ao ferro (fim do século 19) foi possível a produção em larga escala de aço carbono de boa qualidade, e as facas viraram artigo comum.



Aço carbono - os utensílios feitos com este material precisam ser afiados constantemente e, mesmo que o sejam com facilidade, requerem cuidados especiais na limpeza e secagem. Facas oxidam, corroem e mancham facilmente quando entram em contato com água e alimentos ácidos.



Aço inoxidável - Uma grande descoberta aconteceu em 1912. Ao adicionar cromo ao aço carbono, a ação corrosiva era inibida. Este metal - o aço inoxidável - passou a ser o material do momento. Atualmente, a maioria das facas são feitas de aço inoxidável. De afiação mais difícil, ele é totalmente à prova de ferrugem. Em 1920, o inox de alto carbono tornou-se o metal preferido, e ainda é o eleito na confecção da maioria das facas dos chefs de cozinha. As facas feitas com ele são forjadas geralmente em peça única e são fáceis de afiar, mas exigem cuidado na secagem e no armazenamento.



Facas de cerâmica: descoberta recente, pesando metade das facas convencionais, as facas de cerâmica conservam o fio por no mínimo 10 vezes mais que as facas tradicionais e não oxidam ou transferem gosto metálico para os alimentos. Foram projetadas para complementar e não substituir as outras facas. A faca de aço continua ideal para trabalhos pesados como desossar, cortar alimentos congelados, fatiar queijos e tirar lascas de alimentos. Parte inferior do formulário





Faca e suas partes

Espinhaço ou espinha - parte superior da lâmina

Fio ou gume – parte inferior, a borda cortante

Ponta ou ponteira - o extremo da lâmina, oposto ao cabo.

Apoio - o extremo próximo ao cabo, que pode ou não existir. Alguns preferem faca sem apoio e argumentam que é mais fácil de afiar. Outros não abrem mão dele, cuja função é proteger quem manipula a faca.

Gavião - situado entre a lâmina e o cabo. É um elemento de reforço e ligação entre as 2 partes citadas.

Cabo ou empunhadura - Feito de vários materiais (madeira, madeira e resina, vinil, ABS, poliacetal etc.). Alguns possuem rebites, que devem estar totalmente embutidos para que não sejam percebidos ao empunhar a faca.



Ao escolher uma faca, é muito importante observar se você se sente confortável ao manuseá-la. Hoje, existem muitos fabricantes e uma variedade de empunhaduras para seu conforto.Parte superior do formulário

1 comentários:

Caio Rodrigues Sukinha disse...

bACANA
Interessante, podia ensinar a gente a se defender(matar) com a faca!
é uma boa ideia, né?

Postar um comentário

compartilhe sua opinião, de forma inteligente...