Invictus


Por Caio Rodrigues Sukinha, a Karol Rodrigues, tão grande quanto Nelson Mandela e tão importante para os amigos como Mandela para o povo sul-africano.

Um manifesto entre dois extremos. Isso é Invictus. O novo filme de Clint Eastwood.

Não se trata de um filme sobre um personagem ou sobre uma história a ser contada , mas um filme sobre um assunto. Elaborando sua argumentação na montagem, Eastwood escreve uma espécie de  ensaio sobre estratégias de liderança, superação de barreiras (físicas, sociais, políticas) e abdicação de si em nome de um ideal. Isso é Invictus.

Invictus é um recorte da recente  história da África do Sul , que acompanha a ascensão de Nelson Mandela ao poder e sua tentativa de unificar seu país, através de um desacreditado time de Rúgbi.Essa missão do Mandela só não foi mais difícil  do que a do diretor Eastwood, que teve que retirar dessa história de altruísmo um filme que não se apoiasse em mecanismos de coopção do espectador pelo bom mocismo dos personagens.


Mandela não é construído como o personagem histórico  por excelência grandioso, senhor de suas ações e pivô de tudo que acontece ao seu redor.

O Mandela do filme é uma figura ao mesmo tempo humana e simbólica que irradia a energia da transformação pela forma como se porta e pelo discurso.

O filme traça um paralelo entre política e esporte , que não é gratuito ou acidental : a moral de um jogador é essencial para uma boa performance  , assim como a coordenação de ações que leva a uma vitória. O Mandela do filme é um estrategista, capaz de mover as peças com cuidado para garantir um bom funcionamento de uma intrincada engrenagem.  Isso é Invictus.

A história do filme se baseia no livro "conquistando o inimigo, de John Carlin, que relata como o sul -africano, eleito democraticamente após a queda do regime de segregação racial, no início dos anos 90, e soube usar politicamente o amor da população pelo Rúgbi a fim de unificar negros e brancos.  

Isso é Invictus. Eu poderia contar-lhes toda a história do filme e de seu contexto histórico , mas perderia todo encanto do filme e principalmente do final do filme. Isso é Invictus.


Nota 10 


0 comentários:

Postar um comentário

compartilhe sua opinião, de forma inteligente...