Japão Pop x China capitalista

Por Caio Rodrigues Sukinha


Hoje a moda é falar da China, os chineses  são os maiores exportadores de carros , superaram até os estadunidenses,  crescem 8,7% em época de crise,  vão superar a Alemanha em volume de exportações, sem falar que estarão estar acima de seus vizinhos , os japoneses, em questão de influência externa. Sem a China não há acordo sobre o clima, enfim...........os chineses são os caras, até nas olimpíadas os caras são bons.

Mas isso tudo é um mero detalhe na região asiática, eu fico imaginando como fica o Japão nessa situação toda, ninguém pode negar que o japão é um país com o espírito de vencedor, pois desde crianças eles são treinados para serem os melhores, a começar nas brincadeiras infantis, por exemplo, eu imagino como deve ser a brincadeira de "dança da cadeira" no japão, as crianças devem treinar ao extremo, tudo isso para não perder o tempo na hora de sentar na cadeira quando a música parar.

Há pouco tempo atrás o Japão era o protagonista das manchetes nessa região, no entanto, hoje quem figura na manchete mundial é a China. Os japoneses, com um pouco de dor de cotovelo, sabe que não pode tentar competir com a China, o japão não tem potencial( para uma disputa face-a-face) para tal façanha.

No entanto, os japoneses tem uma coisa que todo o mundo quer, eles tem a cultura pop. o Japão é Pop. É neste campo, segundo uma nova geração de políticos e intelectuais, que o país pode melhorar sua imagem e recuperar a influência na arena global.

Animês (animação em japonês), mangás (quadrinhos) e videogames são os maiores exemplos da força da cultura popular japonesa, cada vez mais integrada aos hábitos de consumo ocidentais. De Godzilla a Pokémon, do Playstation (Sony) ao Wii (Nintendo) - a exportação do pop nipônico atravessa gerações. Sushis e temakis, karaokês e cosplay são outras manias que invadiram culturas alheias e, hoje, já nem se lembra mais de onde vieram. Moda, arquitetura e cinema também são terrenos em que os japoneses são referência mundial. Esse poder consolidou um conceito usado por analistas para definir uma nova maneira de se enxergar o país: "Cool Japan" (Japão Bacana).

Nas ruas de Tóquio respira-se cultura pop. Personagens como Hello Kitty, Doraemon e Astro Boy (que recentemente ganhou uma versão hollywoodiana, assim como Speed Racer) foram criados para o público infantil, mas ilustram gadgets de adultos. Os cabelos espetados dos personagens de HQs e séries televisivas são copiados pelos homens, enquanto as moças transformaram o visual que mistura inocência e erotismo - marca dos desenhos japoneses - em moda. Os Boeings da ANA (All Nippon Airways) são decorados com Pikachus, e é comum encontrar estrangeiros que desembarcaram em Tóquio atraídos por um país que descobriram por causa de seriados, games ou culinária. Nomes importantes do cinema americano, como Quentin Tarantino ("Kill Bill") e os irmãos Larry e Andy Wachowski ("Matrix"), se inspiraram nas histórias japonesas. Enquanto acadêmicos debatem o assunto, a pirataria ataca essa produção.

Espero que o japão ainda continue figurando em 2º plano, desta maneira as ideias poderão surgir e beneficiar milhões de pessoas, assim como eu e você.

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