Quem foi Isaac Asimov ?


Por Evandro Berserker

"Todas as religiões são a verdade sagrada para quem tem a fé não passam de fantasia para os fiéis das outras religiões."

Asimov era "ateu", ou como falava um racional.


O primeiro contato que tive com o autor foi no ensino médio quando um amigo me falava sobre as 3 leis da robótica e quem as concebeu, por sinal foi Asimov:
  • 1ª lei: Um robô não pode ferir um ser humano ou, por omissão, permitir que um ser humano sofra algum mal.
  • 2ª lei: Um robô deve obedecer às ordens que lhe sejam dadas por seres humanos, exceto nos casos em que tais ordens contrariem a Primeira Lei.
  • 3ª lei: Um robô deve proteger sua própria existência, desde que tal proteção não entre em conflito com a Primeira e Segunda Leis.
Mais tarde Asimov sentiu a necessidade de criar uma lei que sobrepuja todas as outras e se coloca como a lei zero:
  • Lei Zero: Um robô não pode fazer mal à humanidade e nem, por omissão, permitir que ela sofra algum mal.
Um dos três grandes mestres da ficção científica junto com Arthur C. Clarke e Robert A. Heinlein. Durante decadas se dedicou a estudar e pesquisar sobre robotica reproduzindo suas ideias em seu livros, contos e outros.

Asimov pretendia escrever 500 livros e, por pouco, não atingiu essa marca; escreveu 463 obras. Mas, somando todos os livros, desenhos e coleções editadas, totalizam-se 509 itens em sua bibliografia completa. Asimov pode ter escrito Opus 400, que seria uma comemoração de 400 publicações; contudo, a lista de comemorativos da bibliografia vai apenas até o Opus 300.

Asimov estavá a frente de sua época, fazia quase que predições sobre como seria a tenologia futurista, porem não preveu a minituarização dos gigantescos mainframes, alguns dizem que ainda existem bancos de dados gigantes, mas nada comparado com os antigos computadores.

Asimov descreveu a grande rede de computadores numa época que poucos tinham acessos a computadores e que muitos nem conheciam essas maquinas:

"Haverá uma tendência para centralizar informações, de modo que uma requisição de determinados itens pode usufruir dos recursos de todas as bibliotecas de uma região, ou de uma nação e, quem sabe, do mundo. Finalmente, haverá o equivalente de uma Biblioteca Computada Global, na qual todo o conhecimento da humanidade será armazenado e de onde qualquer item desse total poderá ser retirado por requisição."

Asimov não era um simples autor, mas antes um grande bioquimico naturalizado estadunidense, nascido na russia.
A principio tenho como propósito postar "A ultima pergunta" e depois "A ultima resposta" que é um pouco mais lingo, os dois são contos extraordinários.


0 comentários:

Postar um comentário

compartilhe sua opinião, de forma inteligente...