"Cálice", diante da opressão

Por Caio Rodrigues Sukinha

Algumas coisas ainda não saíram das memórias de muitos brasileiros. Mas como haveria de sair, quem por acaso viveu na ditadura poderia esquecer das opressões? Ou até mesmo tentar ignorar as lembranças da mente? Nós somos seres humanos, e como tais, somos frágeis , sensíveis........enfim, somos humanos acima de tudo, e justamente a falta de humanidade que a ditadura trouxe consigo foi terrível até para as mais preparadas das cabeças.


Este é um vídeo de Chico Buarque, uma música de arrepiar que transfere realmente para a nossa  atmosfera (para quem não viveu na época da ditadura) , o quão sofrido foi aquele tempo.

Mas também é um vídeo de amor a pátria e denuncia.

Ouçam.

Agora, para mostrar que em qualquer sistema de governo que seja, tem um outro vídeo dessa mesma música, como vocês puderam observar- se ainda não viram o vídeo acima, peço que vejam antes desse- esta música é uma denuncia social, e como tal , enfraquecia a imagem da ditadura, por isso eles foram proibidos de cantar a música.


Como eles não podiam cantar a música, eles simplesmente cantarolaram.

Magnífico. O poder da música. Mas A MÚSICA só tem poder de transformação desde que seja embasada na sociedade e no cotidiano, e não nessas musiquinhas mesquinhas que temos hoje em dia , de pura alienação e divertimento.




0 comentários:

Postar um comentário

compartilhe sua opinião, de forma inteligente...