Coca-cola a vilã!...ou não...


Por Evandro Ledema

A velha história de que refrigerantes de cola fazem mal a saúde e tantas outra coisas, sim faz mal só que não chega a ter uma diferença tão grande de outros refrigerantes ou bebidas industriais, os malefícios variam de acordo com o organismo e etc.

Alguns sites alegam, sem saber realmente como funciona a química, que: "Sabia que com ela (coca-cola) é possível desentupir pia e limpar radiador de motor. Mas agora descobri que dá até para transformar uma fotografia em sépia e clarear bijuterias!" é claro a coca-cola é multi uso.

Coca cola retira manchas de ferrugem de pias e outros, tang em pó limpa todo o sabão, a espuma e tira manchas de maquinas de lavar pratos vazias, oque diabos andamos bebendo? esses são uns dos boatos que circulam pelo povo em geral.

Só por que um composto químico age sobre uma substancia de um determinado modo não quer dizer que será igual em outra, é isso o que da tanto trabalho aos químicos.

Não há duvida que o ácido cítrico no tang e de outras bebidas dissolve os sais de cálcio da sujeira da maquina de lavar pratos, mas é ele que nos dá quela sensação ácida... de refrescancia, o ácido citado está presente em todas frutas denominadas cítricas

e desse modo em teoria você poderia limpar sua maquina com limonada. Já o ácido fosfórico da coca-cola dissolve óxido de ferro(ferrugem), funciona para retirar manchas leves de ferrugem, agora você deixar sob imersão um objeto todo enferrujado é outra história.

Mas tudo isso não tira os malefícios da coca, pois ele sim se torna um vicio, eu não tomo um pingo de coca a mais de um ano e 3 meses, parei por que senti a necessidade como lutador de trabalhar melhor meu músculos, quando tomava coca  geralmente tinha caibras depois dos treinos, hoje já não tenho e não sinto falta de coca, no começo foi difícil todo mundo toma e sempre que compravam  um refrigerante era coca, hoje as pessoas falam:"tem que compra guarana, evando não toma  coca", agora mesmo minha irmã acabou de chegar com uma garrafa PET(Poli-tereftalato de etileno) de 2,5 e não trouxe outro tipo bebida, oque eu faço, viro minha face e continuo tomando só água.

O que faz com que eu não consuma algo é se aquela substancia faz mal a minha saúde, por exemplo um pessoa alérgica não pode comer determinado produto enquanto os outros consomem normalmente, ou se causaria algum tipo de vicio, até mesmo usar remédios sem necessidades, como a dipirona é usada, a cafeina que está na coca-cola é algo que vicio esse foi um dos principais motivos parra a minha abstinência.

Creio eu que nos devemos ter controle sobre nosso corpo e não adquirirmos vícios, então eu evito ao máximo coisas que deixariam minha mente escravizada. 


1 comentários:

Anônimo disse...

I am sorry.I love Coca cola!

Postar um comentário

compartilhe sua opinião, de forma inteligente...