Motivação ( piramide de Maslow)


Por Evandro Ledema

Abraham Maslow foi um psicólogo americano, conhecido pela proposta hierarquia de necessidades de Maslow, na qual diz: um individuo que não pode sanar sua necessidades básicas, ou necessidades de base piramidar, não podem chegar no próximo nível da piramide, essa é a ideia básica da piramide de maslow.

A piramide de Maslow é composta pelas necessidades do corpo( alimentação, sono, saúde e etc), necessidade de segurança(proteção, estabilidade, religião e etc), necessidades sociais(amigos, família, colegas, ser aceito num determinado grupo), necessidade de status(ser reconhecido pelas pessoas e pelo grupo, ser estimado, ter importância reconhecida) e por ultimo a auto-realização(fazer aquilo que se gosta, cumprir suas metas).

Se um individuo nem ao menos pode sanar suas necessidades básicas, como alimentação e horas corretas de sono, certamente ele não poderá seguir completo nem motivado para o próximo nível da piramide, mas tudo é muto relativo por exemplo: um catador de latinhas que mora numa casa muito humilde pode ser uma pessoa auto-realizada, já um milionário dono de um grupo de empresas pode estar em busca de sua auto-realização.

Claro que a comparação é bem divergente e muitos acham até raros casos como estes, mas são bem comuns, tomando eu como exemplo me sinto realizado tendo menos de dezoito anos, estou cursando a faculdade que quero e o ápice de minha realização sera quando me formar, e depois ? é claro que sempre teremos que ter outras metas e caminhos que nos levarão a auto-realização, depois da faculdade minha meta é servir uma missão de tempo integral de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, e após a missão ? ai são outros quinhentos, não tenho uma meta bem definida somente algo em mente.

O que quero explicar é: não há como alguém sair da zona de desmotivação se não sana as necessidades de base e não há como sermos sempre auto-realizados se ficarmos estacionados quando conseguirmos o que queríamos.

Obs:  as necessidades espirituais podem estar tanto em segurança como em auto-realização.

0 comentários:

Postar um comentário

compartilhe sua opinião, de forma inteligente...