25 de janeiro


Um golpe militar em Uganda, liderado pelo comandante das Forças Armadas, Idi Amim, depôs o presidente Milton Obote, depois de 12 horas de luta na capital Kampala e em outros pontos do território nacional. O presidente Obote governava o país desde a sua independência, em 1962.

Batalhões de infantaria e carros blindados entraram de madrugada em Kampala, bombardeando a porta principal do aeroporto internacional de Entebbe. O Parlamento e o palácio Presidencial foram cercados em meio a intenso tiroteio entre rebeldes e forças governamentais, que causou dezenas de mortos e feridos. O presidente Obote, que se encontrava em Cingapura, seguiu para Nairobi, capital do Quênia, onde os membros de seu governo pediram que ficasse até que a situação melhorasse.

Idi Amim, em mensagem veiculada na rádio do país, anunciou que o novo Governo seria formado por membros do exército e da polícia, cujo chefe, E. W. Oryema, foi o principal colaborador nas operações que levaram ao golpe. “Nossa ação foi realizada pelo interesse do povo”, declarou. E acrescentou: “Obote e as pessoas de sua tribo tentaram apoderar-se de todos os postos-chaves do país e dividir o Exército para enfraquecê-lo, dedicando-se ao enriquecimento ilícito, possuindo muitos bens”.

Amim anunciou também que o novo Governo pretendia reafirmar vínculos amistosos com outros países, mas que qualquer tentativa de intervenção por parte de governos estrangeiros seria “imediatamente esmagada”.


Uganda antes do golpe

Até maio de 1970, Uganda era considerada uma nação moderada entre a Tanzânia, de tendência socialista, e o Quênia, com inclinação capitalista. A partir daí, o presidente Milton Obote anunciou que seu Governo caminhava para a nacionalização do setor privado e estrangeiro da economia, revelando seu lado esquerdista até então oculto. Além de mudanças na economia, Obote começou uma reforma na educação para “evitar o enriquecimento de poucos indivíduos privilegiados”, o que desagradou setores direitistas da sociedade, principalmente as Forças Armadas, que o depuseram em 1971, ocasião em que Idi Amim assumiu o poder.

O ditador Amim controlou Uganda com rédeas curtas até 1979, quando foi derrubado por um exército rebelde apoiado pela Tanzânia. Antes disso, o golpista expulsou do país todos os residentes de origem indiana e promoveu o assassinato de mais de 300 mil pessoas.

Texto extraído do blog jbonline  http://www.jblog.com.br/hojenahistoria.php

0 comentários:

Postar um comentário

compartilhe sua opinião, de forma inteligente...