Mulheres












Por Caio Rodrigues Sukinha, a mulheres magníficas como Flávia Alexandre.


Eu estava estudando uma área da química esses dias e vi, mais uma vez, a importância das mulheres em nossas vidas( não só NA VIDA dos homens).

Eu falo da maravilhosa cientista  inglesa Dorothy Crowfoot Hodgkin, uma das três únicas mulheres vencedoras do Nobel de Química.

Mas o que ela fez, de tão importante?

Bem, ela simplesmente conseguiu revelar a estrutura de um dos componentes químicos mais importantes da medicina - a penicilina.

E para que serve a penicilina? Na verdade, serve, principalmente, para matar bactérias( age contra infecções), em outras palavras, ela salva a sua vida.

O que aconteceu? Alexander Fleming descobriu a penicilina( matadora de bactérias) em 1928. Mas a técnica precisava ser melhorada para que pudesse ser criada um sistema de combate mais eficaz.

E neste momento entra a nossa adorável cientista Dorothy Crowfoot Hodgkin.

Hodgkin, simplesmente,  era considerada a principal praticante de técnicas de refração de raio-X do mundo, ou seja, ela fez mapeamento 3D dos átomos da penicilina, e desta maneira, abriu novas avenidas para a criação e o desenvolvimento de derivados semissintéticos da penicilina, revolucionando a forma como os médicos combatiam infecções.

Resumindo, ela aperfeiçoou, aquilo que é um dos derivados mais eficaz no combate a infecções no mundo.

O campo de estudo de Hodgkin, era conhecida como cristalografia de raio-x. Naquela  época era muito difícil estudar as estruturas, porque para se estudar as estruturas era necessário cristalizá-las , o que era um grande desafio.

Hodgkin, conseguiu adquirir amostras de penicilina, e  passando  ondas de raio-X através dos cristais ela conseguiu   que a radiação atingisse o prato fotográfico. À medida que os raios-X interagiam com os elétrons na amostra, eles eram levemente refratados. Isso resultou em um padrão de manchas distinto no filme fotográfico. Ao analisar a posição e o brilho dessas manchas e realizar numerosos cálculos, Hodgkin determinou exatamente como os átomos da molécula da penicilina estavam arranjado.

                                                          

Alguns anos mais tarde.  Dorothy Crowfoot Hodgkin, usou a mesma técnica para solucionar a estrutura da vitamina B12. Ela ganhou o Prêmio Nobel de química sozinha em 1964 - uma honra que nenhuma outra mulher conseguiu.

Ela morreu em 1994. Triste.

0 comentários:

Postar um comentário

compartilhe sua opinião, de forma inteligente...