Praça Tiananmen

Por Evandro ledema

Como toquei em um assunto que ainda não tinha discorrido aqui no blog optei por falar um pouco sobre este fato histórico que é conhecido por muitos e desconhecido por outros muitos. Estudantes e simpatizantes protestavam exigindo reformas democráticas, adesão a princípios socialistas de igualdade, e contra a corrupção de governo do país. 

Os protestos ocorreram entre 15 de abril a 4 de junho de 1989. No dia 4 de julho cerca de 100 mil estudantes e trabalhadores caminhavam pacificamente quando tanques invadiram a praça, atropelaram os manifestantes e atiraram em tudo o que se movia, promovendo um verdadeiro banho de sangue. Até hoje, não se sabe o número exato de mortos, calculado entre 2 e 5 mil pessoas. Também estudantes que tentaram ajudar os feridos foram mortos.

Na noite de 4 para 5 de junho, então, os tanques e caminhões com soldados portando metralhadores avançaram sem piedade sobre os milhares de estudantes. A temida guerra civil como consequência do massacre acabou não acontecendo. O movimento pela democracia foi sufocado em sangue e a imprensa subjugada ao controle estatal, a voz do povo era ali então enterrada sobre uma cova rasa e sem epitáfio.

No dia 4 ocorreu a cena mais conhecida dos eventos: foi tirada a fotografia vencedora do World Press Photo de 1989, na qual é mostrada Chen Yat-Sen (1931-1998), um professor de Literatura parado no meio de uma avenida detendo a fileira de tanques que circulava por ela, em frente à porta da Cidade Proibida, até ser puxado o professor impediu que os tanques avançassem entrando em sua frente, em uma das cenas mais espantosas ele deita em frente ao tanque e o soldado tenta contornar, Chen levanta-se e novamente entra em frente ao tanque. Ainda, sua foto, estampou manchetes mundo afora e ganhou o Prêmio Pulitzer em 1990, esta foto mostrou a um bilhão de chineses que ainda havia esperança.

Imagens:


links:

http://www.dw-world.de/dw/article/0,,567775,00.html

http://www.mondopost.com.br/2009/06/05/protesto-na-praca-da-paz-celestial-20-anos-depois-galeria-de-imagens/

http://cafehistoria.ning.com/video/protesto-na-praca-da-paz

http://pt.wikipedia.org/wiki/Praça_da_Paz_Celestial

http://pt.wikipedia.org/wiki/Protesto_na_Praça_da_Paz_Celestial_em_1989

0 comentários:

Postar um comentário

compartilhe sua opinião, de forma inteligente...