Gênios ingenuos


Por Caio Rodrigues Sukinha


Donos de uma memória fascinante, os portadores da síndrome de savant há muito tempo intrigam a ciência.

Estas pessoas são dotadas de grandes habilidades e possuem uma memória incrível- são capazes de decorar livros livros inteiros após uma única leitura ou até mesmo, capazes de tocar uma música após a ouvirem por uma única vez. Nós, que estamos nas classes dos menos dotados intelectualmente, conseguimos reter apenas 45% do que lemos. Alguns deles, como o americano kim Peek  retêm 95% de tudo o que lê. Na verdade, Kim Peek, é o savant mais famoso, ele inspirou o diretor  Barry Levinson a fazer o filme Rain Man. Kim sabe decor mais de 7.500 livros- detalhe, eleaprendeu a ler aos 2 anos.

Podemos dizer que os savants são paradoxais. Dotados de grandes capacidades nas áreas de músicas, artes, matemática e mecânica. Mas aos mesmo tempo em que essas pessoas apresentam brilhantismos elas também possuem uma série de diferentes transtornos mentais, onde o retardamento mental está incluído.  

Síndrome de Savant pode incluir transtornos como Autismo, Asperger, Hiperlexia ou Sd. de Williams, por exemplo. Em algumas destas pessoas, o Q.I. pode ser normal ou até mesmo acima do normal6.

Habilidades comuns: A habilidade musical geralmente é a mais comum. Algumas pessoas com Síndrome de Savant podem tocar piano com perfeição, sem nunca ter estudado para isso. Elas são capazes de reproduzir músicas que ouviram por uma única vez, ou mais raramente, criar suas próprias composições. A tríade incapacidade mental, cegueira e geniosidade musical foi relatada com certa freqüência no século passado. Este é um fato curioso, particularmente se considerarmos a relativa raridade de cada uma dessas circunstâncias individualmente. O talento para as artes, como pintura ou desenho, é o segundo mais freqüente. Outras formas de talento artístico, como habilidade para fazer esculturas também podem estar presentes. Cálculos de calendário (datas) é particularmente comum entre os “savants”, especialmente se considerarmos o quanto esta habilidade é rara na população em geral. Estes indivíduos são capazes de dizer o dia da semana em que qualquer data irá ocorrer em um ano particular. Esta habilidade também inclui o fato de nomear todos os anos do próximo século em que a Páscoa irá cair no dia 23 de Março, por exemplo. Além disso, eles também conseguem dizer todos os anos nos próximos vinte, em que o dia 4 de Julho será uma Terça-feira.
Outras habilidades são ocasionalmente vistas, incluindo aquisições multilinguais ou idiomas incomuns. Tipicamente uma habilidade destas em particular ocorre predominantemente em cada pessoa com a Síndrome de Savant. Entretanto, em alguns casos múltiplas habilidades podem ocorrer na mesma pessoa. Qualquer que seja o tipo de habilidade, esta estará sempre relacionada a uma memória prodigiosa, e é este tipo de memória - extraordinariamente profunda, mas ao mesmo tempo muito limitada - que está presente em todas as várias habilidades especiais e une as condições que caracterizam a Síndrome de Savant.

É importante ressaltar que nem todas as pessoas com Sd. de Savant são autistas e nem todos os autistas têm Sd. de Savant. Como esta síndrome não caracteriza um transtorno ou uma doença isolada, não existe um tratamento específico além daquele destinado à disfunção de base do sistema nervoso central.



REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

1. DSM-IV-TRTM : Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais. 4ª ed. rev. Porto Alegre: Artmed; 2002.
2. Kaplan HI, Sadock BJ, Grebb JA. Compêndio de Psiquiatria. 7ª ed. Porto Alegre: Artmed; 1997;38:979-984.
3. Kazdin AE: Replication and extension of behavioral treatment of autistic disorder. Am J Ment Retard 1993;97:377.
4. Lovaas OI: Behavioral treatment and normal educational and intellectual functioning in young autistic children. J Consult Clin Psychol 1987;55:3.
5. Pisen J, Berthier ML, Sharkstein SE, Nehme E, Pearlson G, Folstein S. Magnetic resonance imaging: Evidence for a defect of cerebral cortical development in autism. Am J Psychiatry 1990;147:734.
6. Rutter M: Infantile autism and other persasive developmental disorders. In Child and Adolescent Psychiatry: Modern Approaches. 2ª ed. Blackwell; Oxford; England; 1985.
7. Treffert DA, Wallace GL: Islands of Genius. Scientific American. Wisconsin 2002; 6:76-85
8. Treffert DA. Savant Syndrome: Frequently Asked Questions [on-line]. University of Wisconsin Medical School, Madison, 2002. Disponível em URL:http://www.wisconsinmedicalsociety.org/savant/faq.cfm

4 comentários:

LUCIMARY disse...

ARTIGO FASCINANTE PARA ENTENDER A MÁQUINA HUMANA,E OBSERVAR AQUELES QUE ESTÃO AFASTADOS DO CONVÍVIO SOCIAL.

Luciene Rodrigues disse...

Gostei, eu não conhecia nada sobre esse assunto muito legal.

Taila disse...

achei muito interessante e o título se encaixou direito ao artigo sobre o savants,não sabia muito a respeito,mas agora ficou mais claro

mario sales disse...

interessante,legal, não fazia a mínima idéia do que era isso,agora sei. A coisa mais louca disso é que eles fazem coisas inimagináveis, mas coisas simples do dia-dia eles não conseguem... fascinante.

Postar um comentário

compartilhe sua opinião, de forma inteligente...