Editorial

Por CAIO RODRIGUES SUKINHA


Ainda continuamos no mesmo erro de sempre, ou seja, continuamos a valorizar aquilo que não é o perigo imediato se comparado com outros fatores da mesma área.

O cemitério ( digo: ministério)  da  Saúde confirmou que 62 milhões de pessoas serão vacinadas contra a Gripe Suína.

Bem, isso é muito bom, se comparada as politicagens na área da saúde.

Mas, mas, mas........   isso tudo não passa de politicagem ( marketing) em ano de eleições. Veja bem , caro leitor, a gripe suína nem na moda está, em outras palavras,  os jornais praticamente já esqueceram dela. Isso é bom, acabaram-se as notícias fúteis.

Não pensem, que eu estou indignado com o fato da campanha da vacinação, pelo contrário, é maravilhoso.

No entanto, estamos colocando os carros na frente dos burros.

Analisemos, a Dengue é uma epidemia pública, e o que fazem para detê-la? Praticamente nada, no máximo uma propagandinha dizendo " Dengue, tô fora" "Vamos agir agora!" (diga-se de passagem, Ridícula) e às vezes uns agentes de saúde pública vão as nossas casas e colocam um remedinhos nos tanques, no entanto, o número de agentes é muito pouco em relação a população.

Prestem atenção, a taxa de mortalidade da dengue é 100 vezes maior( exagerei um pouco, mas é isso que fazem com com a influenza H1N1) que a gripe suína.

Estão ou não colocando os carros na frente dos burros? Pois é, só porque a gripe suína surgiu nos países de "primeiro mundo" ela ficou famosa, mas se esquecem dos problemas de países "emergentes".

O nosso problema é a dengue, a gripe suína não machuca.

Para se ter uma ideia, enquanto a gripe suína em junho de 2009 possui 35 casos confirmados no Brasil, 266.285 pessoas haviam contraído dengue até 24 de junho.

Mas vocês podem se questionar-- " É, mas a gripe suína é uma pandemia!" 

Então eu lhes digo, " E daí? A DENGUE é uma Epidemia"

" O meu problema, o seu problema, o nosso problema é A Dengue."

Todos os dias milhares de pessoas são infectadas pela dengue e ninguém se pronuncia, todos os dias centenas de pessoas morrem pela dengue é todos ficam inertes, acomodados -- Ina-di-mi-cí-vel-- Não é normal morrer com uma doença normal em um país como o nosso- ah, que raiva, eu não posso fazer nada para mudar isso.

Seria anormal, se houvesse uma política de combate a dengue eficaz. Isso me entristece muito, já que nós nos acostumamos com esse tipo de situação, se alguém morre com dengue é normal. Mas se pega a gripe suína , ah pronto, é o fim do mundo. Visão mesquinha de um povo mesquinho, de um governo de 5º categoria. 

Infelizmente, de tanto ouvirmos falar na mídia sobre assassinatos, enchentes dengue que acabamos por acostumar. 

Dengue, calamidade pública, enquanto for tratado como normal, veremos mortes e mais mortes de mais um caso normal de dengue, em um país que é normal.

Depois derramaremos nossas lágrimas e perceberemos que o cemitério foi por causa da saúde.

0 comentários:

Postar um comentário

compartilhe sua opinião, de forma inteligente...