Liberdade: como usar esse direito?


“A livre expressão é o que constrói a nação, independentemente da moeda ou sua cotação. Liberdade de expressão!”, Letra:Alexandre Carlo, Rodolfo Abrantes, Black Allien.

Dizer, fazer o que pensa, na hora, no local e do jeito que se quer, não é tão simples assim. Liberdade de expressão. A própria expressão citada nos revela um poder que muitos acreditam ter ou sonham demonstrá-lo. Quem realmente tem esse privilégio?

Outro dia recebi um e-mail que, entre outras coisas, dizia “a liberdade de expressão se conquista”.Conversei com meu amigo Bruno Soares sobre o mesmo tema. Foi a partir desse momento que me questionei sobre o assunto, e descobri o quão complexa é a questão.

Liberdade de expressão “é toda liberdade de opinar e expor idéias, sobre qualquer assunto e principalmente sobre o governo. É o indivíduo poder se expressar artisticamente sem medo da repressão e censura”, diz o meu amigo Bruno Soares.

Parece-me que tudo esteja ligado à política. Ir de encontro aos interesses alheios pode causar a privação dos direitos citados acima de maneira violenta, como é o caso da censura. O Brasil na época da ditadura militar sofreu o ápice da censura. Pessoas foram exiladas, torturadas e mortas por buscarem expor suas idéias a favor de novas directrizes governamentais. As coisas mudaram de lá para cá. Hoje o país adota a democracia como forma de governo, mas a censura não acabou, na verdade encontra-se camuflada.

Um outro fator que me intriga, por exemplo, é a ambiguidade existente na livre possibilidade de se expressar. A liberdade de expressão diz respeito apenas ao que seja politicamente correto? Por exemplo, o que dizer daqueles que se assumem contrários ao homossexualismo, a outras etnias, a religiões diferentes da sua? Eles têm ou não o direito à expressão?

Neste caso, quando escrevo todas essas coisas, será que tenho o direito de evidenciar situações que envolvem outras pessoas? Será que elas se ofenderão? Devo me preocupar com isso, já que o que importa é o meu direito de expressão livre? Bom, diz o ditado que “quem fala o que quer ouve o que não quer”. Mas, de que vale se expressar com sinceridade se isso pode causar descontentamento e confusão? Será que ficar calado não seria uma forma de se expressar? Afinal, acredito que tudo depende das escolhas que fazemos, temos a opção de fazer ou não fazer, de falar ou não falar, de ler ou não ler, de ir ou de ficar, mesmo que muitos considerem as opções limitadas (mas isso é tema para uma outra discussão).

Como poderia conquistar tal liberdade, se é que podemos dizer que ela se conquista? Bom, já falei o que queria agora é a sua vez.

0 comentários:

Postar um comentário

compartilhe sua opinião, de forma inteligente...