Zona da Alienação


Para descobrir e entender oque é a zona de alienação primeiro é necessario saber oque causou, então está ai um texto muito bem feito e interesante.

O DESASTRE DE CHERNOBYl
Carina Yumi Takahashi


Na madrugada do dia 25 de Abril de 1986, 176 funcionários realizavam testes no bloco 4 da Usina Nuclear Vladimir Ilych Lenin. Quando iniciados, ocorreu uma série de explosões que fez a tampa de cimento sobre o reator levantar 14 metros (o peso da tampa era de aproximadamente 1200 toneladas). Seus destroços se espalharam por 2 km.
A explosão permitiu a entrada do ar. O ar reagiu com o bloco do moderador que é feito de grafite formando monóxido de carbono, um gás inflamável e que provocou o incendiamento do reator. Ao redor da usina surgiu então uma corrente de vapor radioativo que liberava urânio e grafite. Do buraco milhões de partículas de fogo sobem a mil metros pelo céu.
Os primeiros bombeiros combateram o fogo sem equipamento adequado e foram todos expostos a doses fatais de radiação. Dois morreram naquela mesma noite. As informações passadas sobre o acidente falavam em um acidente com fogo, assim a população sequer foi avisada. No dia seguinte os habitantes de Pripyat, a 3km da usina, viveram seu dia normalmente,apesar da chegada de soldados na cidade. Os soldados foram enviados para medir a radiação. No começo da tarde a leitura era de 200 mil milionésimos de Roentgen (15 mil vezes acima do normal), à noite o nivel subiu para 600 mil vezes acima do normal. Isso ocorreu porque o reator ainda estava queimando e espalhando mais radiação. Em teoria, um ser humano pode absorver até 2 Roentgen por ano sem ser afetado, porém com mais de 400 Roentgen o corpo está letalmente contaminado. No primeiro dia após o acidente os habitantes absorveram 50 vezes a dose inofensiva. Já na base da usina os níveis de radiação eram muito maiores, chegavam a 2080 roentgens.
No dia 27 a população ainda não havia sido alertada da situação, somente às 14 hrs desse dia o exército informou que Pripyat deveria ser completamente evacuada. Nesse tempo uma nuvem de radiação se espalhou por mais de 1000 km sobre a Rússia. A Suécia detectou níveis elevados de iodo e cobalto embora não houvesse vazamento ou problema algum na central. Através da embaixada de Moscou a Suíça avisou então organizações relacionadas a energia atômica que suspeitava de ventos trazendo radioatividade da URSS. Só no dia 28 foi assumido o acidente nuclear na República da Ucrânia.
Enquanto a notícia era encoberta pelas diplomacia, soldados eram enviados para a usina na batalha de Chernobyl. Para combater o fogo eram jogados sacos de areia e ácido bórico pesando 80 kgs,o objetivo era controlar o fogo e neutralizar a radiação. Os sacos eram jogados de helicópteros por homens desprotegidos. Alguns passavam mal em seguida e chegavam ao hospital durante o período de latência,depois apareciam os sintomas fatais: deterioração da medula óssea, queimaduras que iam da pele aos ossos.
Uma semana depois do acidente, a cidade de Chernobyl a 7 km é evacuada,assim como as vilas em um raio de 30km ao redor da usina, 130 mil pessoas removidas de suas casas. Na usina, 6 mil toneladas de areia e ácido bórico preenchem o buraco e surgem rumores de que pode haver uma segunda explosão maior ainda. O fato de terem jogado tanta areia fez a temperatura aumentar possibilitando a segunda explosão. O cimento abaixo do reator estava esquentando cada vez mais e poderia rachar, deixando escorrer magma por ele. A água que os bombeiros jogaram nas primeiras horas do desastre ficou empoçada sob o bloco, se o magma entrasse em contato com ela haveria uma explosão que seria de 3 a 5 megatons,segundo especialistas.
Para abaixar a temperatura foram jogados 2400 toneladas de chumbo no reator, o calor foi bem absorvido e o chumbo lacrou o buraco enquanto derretia. O problema é que parte do chumbo ao derreter evapora para a atmosfera – seus traços encontram-se até hoje nas crianças de Chernobyl.
Novamente, helicópteros eram utilizados para arremessar o chumbo, porém isso não era suficiente. Era preciso chegar mais perto e avaliar os danos e a radiação. Conseguiram chegar perto suficiente para enviar câmeras e confirmar que o magma havia passado pelo cimento, após drenarem a água que se encontrava abaixo desse compartimento viram que era necessário impedir que o magma afundasse mais. Logo abaixo do solo arenoso encontra-se um lençol freático que fornece água para todo o país.
No dia 12 de Maio, mineiros de Toula (1000 km de Chernobyl) foram chamados, e no dia seguinte já estavam trabalhando na usina. Sua missão era aproximar-se do reator através de um caminhos subterrâneo. Teriam que cavar um túnel de150 metros de comprimento e depois um compartimento de 30 m de largura e comprimento para um equipamento refrigerador. Em um mês, 10 mil mineiros da Rússia e áreas mineradoras da Ucrânia trabalharam no túnel sem ventilação, a 50 graus de temperatura e meio a uma radiação de 1 Roentgen/hora. Grupos de 30mineiros se revezavam a cada 3 horas,e nem eles foram avisados do real perigo que enfrentavam. Após terminado o túnel, não foi colocado nenhum equipamento de refrigeração, mas sim preenchido com cimento para solidificar a estrutura. Nenhum dos mineiros que morreram aparecem nas estatísticas oficiais.
Apenas 18 dias depois da explosão, Gorbachev se dirige ao povo sobre o acidente. Em 1 ano,100 mil soldados e oficiais passaram por Chernobyl. Eram os “Liquidators” termo inventado para aqueles que combatiam, liquidavam a radiação. 400 mil civis : médicos,engenheiros, enfermeiras, também estiveram no combate.
Ao redor da usina 300 mil m³ de terra contaminada são jogados em valas e cobertos com cimento. Para cobrir completamente o reator 4 foi construída uma cobertura de 170x66m, onde cada homem podia trabalhar durante apenas alguns minutos. Durante esse processo,descobriram no teto do terceiro bloco, muito fragmentos radioativos que precisavam ser removidos. No início eram utilizados robôs para empurrar os pedaços abaixo. Porém logo eles foram sendo afetados pela radiação e não funcionavam mais. Assim, eram necessários mais homens, que se denominaram bio-robôs para limpar o teto, onde a radiação era de 7000 Roentgen/hora. Foram gastos 18 bilhões de Rublos com o acidente e todos envolvidos ainda sofrem com a radiação.
Números de Chernobyl
25/04/1986 – Data do acidente
146 – Funcionários trabalhando no bloco 4 na hora da explosão
3 km – Distância da Usina até Pripyat
1200 toneladas – Peso da cobertura que explodiu sobre o reator.
43 mil – Habitantes de Pripyat que não foram informados do grande perigo
12 milionésimos – Valor normal de Roentgens na atmosfera
2080 – Roentgens medidos na base da usina
2 mil – Ônibus usados para evacuar a cidade
1000 km – Distância aproximada que a nuvem radioativa avançou
3 mil – Graus era a temperatura no fundo do reator que ainda queimava
80 kgs – Peso dos sacos de areia e ácido bórico jogados no fogo.
130 mil – Pessoas retiradas de suas casas em um raio de 30 km de chernobyl
6 mil toneladas – Areia e ácido bórico que preencheram o buraco
3 a 5 megatons – Seria a potência de uma segunda explosão na usina
2400 toneladas – Chumbo jogado no reator
600 – Pilotos contaminados fatalmente na operação de jogar chumbo
12/05/1986 – Mineiros são chamados para uma missão
150 metros – Tamanho do túnel que os mineiros cavariam até o bloco 4
10 mil – Mineiros trabalharam no túnel
2500 – Mineiros que morreram antes dos 40 anos
26 a 30 kgs – Peso do uniforme pra quem trabalhava no teto da usina
7000 – Roentgen/Hora no teto da usina
18 bilhões – Rublos gastos por causa do acidente
500 mil – Pessoas envolvidas na batalha de Chernobyl
20 mil – Já morreram
200 mil – São deficientes
59 – Número de mortes oficialmente atribuídas ao desastre
8 milhões – Pessoas que vivem hoje em áreas contaminadas
1152 – Crianças em Minsk que desenvolveram câncer de tireóide (1986-2002)
300 mil - Crianças que ainda sofrem as consequências do acidente


Prypiat, Ucrânia


Prypiat é uma cidade abandonada na zona de alienação no nordeste da Ucrânia, Kiev Oblast, próximo à fronteira com Belarus. Foi o lar dos trabalhadores da Usina Nuclear de Chernobyl. A cidade foi abandonada em 1986 após o desastre de Chernobyl. Sua população era de cerca de 50.000 habitantes quando do acidente.

Diferente de outras cidades de importância militar, o acesso à Prypiat não restringida pelo disastre. Antes do acidente de Chernobyl, usinas nucleares eram vistos pela União Soviética como algo tão seguro quanto outras formas de gerar energia. Estações nucleares representavam um marco da engenharia soviética, onde a energia atômica era mais inofensiva que outros projetos. O slogan "átomo pacífico" durou algum tempo naquela época. Inicialmente era pra ser construído somente a 25km de Kiev, mas a Academia de Ciências Ucraniana, junto com outras organizações, expressaram preocupação da estação de energia estar muito perto da cidade, então ela junto com Prypiat, foi construída no local atual, cerca de 100km de Kiev. Após o desastre, a cidade de Prypiat foi evacuada em dois dias.

Via[players]

Zona da Alienação

Localizada na Europa Oriental, a zona da alienação é um raio de 30 km traçado ao redor da área afetada pelo desastre de Chernobyl. Milhares de residentes, na época, recusaram-se a ir embora ou então voltaram para a área posteriormente. Essas pessoas foram morrendo progressivamente e agora restam apenas cerca de 400 pessoas morando na região.


Fotos:

8 comentários:

Anônimo disse...

Nossa, bastante interessante esse texto. Explica todo o ocorrido de forma clara e objetiva, além de ser envolvente. Eu me interesso muito por esse assunto, estou sempre pesquisando mais. Parabéns!


Juliana
xjujubahh@hotmail.com

Brunno disse...

uow...se ñ fosse a radiação eu gostaria (muito) de morar por ai xD(sério) parece ser um lugar legal

Anônimo disse...

Muito com o texto, bem desenvolvido e emotivo.
Obrigado!

Anônimo disse...

sou fascinado por esse assunto

Anônimo disse...

vei tipo que dor k na no ♥ se nao tive a radiaçao eu iria vitita pk eu acho esses assuntos muito interessantes!!!

Thiago disse...

Cara, muito interessante o fato ocorrido, porem muitos mortos pra época.
E o interessante é que eu só procurei saber sobre este fatos devido eu jogar Call of Duty e me deparei com essa mesma historia contada no Game.
Parabéns ... Por mostrar um pouco sobre historias alheias

Anônimo disse...

Muito bem escrito o seu texto. Parabéns

Victòria Santos disse...

Vontade de visitar essa cidade vai que eu desenvolva algum poder por causa da radiação

Postar um comentário

compartilhe sua opinião, de forma inteligente...