Usamos nossa Inteligência?!



Todo mundo pensa, fala, age, se move e faz diversas coisas durante sua vida. O que faz com que o corpo humano se mova? A inteligência. Dentre o que algumas pessoas pensam sobre ela, eu destaquei o que o psicanalista Sigmund Freud disse sobre essa habilidade. Ser inteligente para uns é ter feito um monte de curso. Para outros, é saber sobre muitos assuntos diferentes. Ou ainda tem um grupo que acha que é ler muitos livros. Só que de que adianta isso, se esse conhecimento não for colocado em prática?

E ainda mais, de que serve saber muito se a pessoa não consegue administrar seus próprios problemas? É por isso que Freud diz que:
“ A inteligência é a capacidade de resolução da situação problemática”
Sigmund Freud

A frase desse psicanalista, inicialmente, me levou à reflexão sobre o que realmente é importante. Ele, então, mostra que a prática vale mais que a teoria. Isto é, que ser inteligente não é saber muito, mas aplicar aquilo que se sabe. De uma forma simples, ele diz o quanto a inteligência é bastante funcional.

Isso me levou à conclusão de que sou leiga. Procuro saber muito, porém uso pouco meus conhecimentos. Mas me dá a certeza de que tenho que agir mais.
Uma pessoa não pode se dizer sábia se, no primeiro momento de dificuldade, se desespera. Esse tipo de gente está sempre caindo e não consegue se levantar. Para elas, essas podem ser palavras de ordem, uma forma indireta de dizer: “Seja inteligente! Preste atenção no que te cerca e saiba resolver seus problemas”, ainda que seja com a inteligência de pedir ajuda a alguém.

O que é verdade, já que os maiores pensadores, filósofos e sábios da história foram os que reconheceram sua fragilidade, viram que nada eram e que precisavam uns dos outros.

0 comentários:

Postar um comentário

compartilhe sua opinião, de forma inteligente...