Qual é o máximo de peso levantado pelos halterofilistas?



O recorde oficial é de 472,5 quilos, erguidos pelo iraniano Hossein Rezazadeh, esse simpático gordinho da foto ao lado. Mas esse número impressionante não é a quantidade total levantada de uma só vez pelo cara - nenhum ser humano consegue sustentar essa cacetada de peso. É que existem dois tipos de levantamento nas disputas de halterofilismo - arranque e arremesso - e o campeão é quem levanta mais quilos na soma desses dois tipos. É dessa soma que surgem os tais 472,5 quilos do recorde. Os desenhos abaixo dão uma idéia de como funciona a competição:

No arranque, o atleta tem que levantar a barra do chão de uma vez, até ficar com os braços e pernas completamente esticados por, pelo menos, dois segundos.

No arremesso, o levantamento é dividido em duas fases: primeiro, a barra é apoiada no peito e, depois, ela é erguida acima da cabeça.

Deu para sacar? Então, vamos voltar ao caso do nosso recordista. Na Olimpíada de Atenas, ele primeiro levantou 210 quilos no arranque. Depois, quebrou seu próprio recorde mundial no arremesso, com 262,5 quilos, e chegou ao total de 472,5 quilos. Não é à toa que, em sua terra natal, o iraniano Rezazadeh também é conhecido como Hércules...

Via[Mundo Estranho]

0 comentários:

Postar um comentário

compartilhe sua opinião, de forma inteligente...